UMMES apresenta Central do SAMU em Santa Cruz do Rio Pardo já em operação

Através de uma coletiva de imprensa realizada na tarde desta quinta-feira (04), a União dos Municípios da Média Sorocabana (UMMES), em parceria com a Prefeitura de Santa Cruz do Rio Pardo, inaugurou a Central de Regulação Regional do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).

A coletiva de imprensa contou com a presença do prefeito de Santa Cruz do Rio Pardo, Diego Singolani, do prefeito Jordão Vidotto (Óleo), prefeito Wilson Garcia (Bernardino de Campos), prefeita Salma Beffa (Ribeirão do Sul), vice-prefeito Lauder Silva (Espírito Santo do Turvo), secretários de Saúde e outros convidados liderados pelo prefeito de São Pedro do Turvo e presidente da UMMES, Marquinho Pinheiro.

O prefeito Marquinho Pinheiro que assumiu a UMMES no dia 1º de janeiro, destacou as dificuldades enfrentadas para superar os desafios ocorridos no final de 2023, quando Ourinhos optou por deixar o consórcio de municípios para administrar o SAMU de forma independente. Marquinho Pinheiro ressaltou ainda a conquista da instalação da central de atendimento regional em Santa Cruz. Também enalteceu o trabalho do ex-presidente da UMMES, Serginho Guidio, prefeito de Ipaussu.

Localizada no 1º andar do edifício Abelardo Pinheiro Guimarães, na avenida Tiradentes, 360, a central terá o papel de coordenar todas as chamadas feitas ao número de emergência 192. A operação da Central Regional do SAMU será realizada 24 horas por dia, contando com três atendentes e um médico regulador. Assim que uma ligação é recebida e as informações iniciais são coletadas pela telefonista sobre a ocorrência, o médico regulador toma decisões rápidas, determinando qual ambulância enviar ao local, seja uma unidade básica ou de suporte avançado. Além disso, o especialista decide se o paciente deve ser encaminhado para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) ou para a Santa Casa, dependendo da gravidade da situação.

Marquinho Pinheiro explicou que o SAMU regional não se limitará apenas a Santa Cruz do Rio Pardo, pois prestará serviços a mais 9 municípios da região, incluindo Espírito Santo do Turvo, São Pedro do Turvo, Ribeirão do Sul, Bernardino de Campos, Óleo, Timburi, Ipaussu, Chavantes e Canitar. O total de habitantes dessas dez cidades ultrapassa os 113 mil.

Fotos: Assessoria UMMES

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

error

Compartilhe com os amigos.

Follow by Email
Instagram
WhatsApp