Turismo mais forte: “É hora de potencializar o setor”, propõe Ricardo Madalena
O deputado Ricardo Madalena que tem forte atuação no interior paulista vêm destacando a importância de potencializar as vocações turísticas dos municípios. “É muita riqueza natural, cultural e histórica que precisam de divulgação e investimentos para gerar empregos e renda. Uma nova onda de desenvolvimento para os municípios, beneficiando as regiões”, defendeu o líder da bancada do Partido Liberal na Assembleia Legislativa.
O parlamentar é coautor do Projeto de Lei Complementar 35 de 2021 que está em tramitação no parlamento paulista para permitir a criação de 10 novas estâncias turísticas e mais 25 Munícipios de Interesse Turístico (MITs).
Também integram a autoria do PLC os deputados Edmir Chedid, Coronel Telhada, Sebastião Santos, Professor Walter Vicioni, Maria Lucia Amary, Cezar, Patricia Bezerra, Altair Moraes, Rodrigo Moraes, Wellington Moura, Conte Lopes, Rodrigo Gambale, Roque Barbiere e Márcio Nakashima. “É a soma de forças para garantir novos investimentos”, complementou.
MITs
Os Municípios de Interesse Turístico têm como objetivo ampliar e qualificar a oferta turística do estado, além de garantir repasses anuais do Governo de SP para investimentos na infraestrutura turística. Atualmente 140 cidades distribuídas nas 16 regiões administrativas do Estado estão nessa classificação. Se aprovado o PLC serão 165 municípios nessa categoria.
Com exceção das estâncias, todas as cidades paulistas estão aptas a se tornarem Municípios de Interesse Turístico seguindo alguns critérios como potencial turístico, Conselho Municipal de Turismo, serviço médico emergencial, infraestrutura básica, plano diretor, e atrativos turísticos reconhecidos.
O deputado Ricardo Madalena foi autor dos Projetos de Lei que classificou Iacanga, Araras, São Manuel e Santa Cruz do Rio Pardo como Municípios de Interesse Turístico. O parlamentar também apresentou projetos que estão tramitando para classificar os municípios de Ourinhos, Itaberá, Uru, Fartura, Canitar, Chavantes, Cândido Mota e Assis.
Estancias turísticas
São os municípios que possuem infraestrutura e serviços direcionados ao turismo, seguindo legislação específica e pré-requisitos para a qualificação. São 70 municípios com essa classificação no estado divididos em Estancias Turísticas, Climáticas e Hidrominerais. Se aprovado o PLC, 80 municípios integrarão essa modalidade.
Novo ciclo de desenvolvimento
Para impulsionar a retomada do crescimento econômico em todo o estado, o deputado Ricardo Madalena destacou que o Governo de SP vai realizar o maior investimento da história: serão R$ 47,5 bilhões e 8 mil obras que vão gerar 200 mil empregos, incluindo ações dos programas Novas Vicinais e Estrada Asfaltadas.
Durante o período que ocupou a presidência da Comissão de Comunicações e Transportes, Madalena contribuiu ativamente para a criação do programa Novas Vicinais como reconheceu o vice-governador Rodrigo Garcia. “O deputado e engenheiro Ricardo Madalena fez um grande trabalho, defendendo a infraestrutura do Estado e nosso grande Programa de Vicinais”, declarou.