TJSP instala posto de solução de conflitos em Chavantes

O Tribunal de Justiça de São Paulo promoveu nesta sexta-feira (26), solenidade virtual de instalação do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc), em parceria com a Prefeitura Municipal de Chavantes/SP. Este será o 240º Cejusc em todo o estado e o primeiro da Comarca. O evento, contou com a presença de magistrados e representantes locais, e foi transmitido ao vivo pela internet.

“A instalação do Cejusc é um importante feito na Comarca de Chavantes, que merece ser celebrado”, afirmou a juíza coordenadora do Cejusc, Leda Maria Sperandio Furlanetti. “Fruto de uma louvável união de esforços, surge com o propósito de melhorar a qualidade da prestação jurisdicional ao prestigiar a economia, a celeridade e a eficiência na resolução consensual de conflitos. Os jurisdicionados são os grandes beneficiados e certamente colherão os frutos do fomento à conciliação.” 

A unidade funcionará em prédio disponibilizado pela Prefeitura (na rua Altino Arantes, 535, Centro), onde já funcionam outros serviços municipais. O objetivo é auxiliar a população local a solucionar seus litígios por meio da conciliação e da mediação, oferecendo atendimento às demandas das áreas Cível, Direito do Consumidor, cobranças e outros assuntos.  

Além de dar celeridade às causas, a atuação dos Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania desafoga os meios tradicionais da Justiça. Não há limite de valor da causa. Conciliadores ou mediadores auxiliam os envolvidos a buscar uma solução para o problema, sob a supervisão do juiz coordenador. Se houver acordo, ele é homologado pelo magistrado e tem a validade de uma decisão judicial. 

error

Compartilhe com os amigos.

Follow by Email
Instagram
WhatsApp