Secretaria de Educação realiza capacitação sobre primeiros socorros
Os socorristas do SAMU, Lauder e Jhony, estiveram ministrando uma capacitação sobre primeiros socorros para cerca de 120 profissionais da Educação Municipal de São Pedro do Turvo, na noite de quarta-feira (16/11), no pátio da Escola José Teodoro de Souza.
Essa formação se faz necessária em cumprimento a Lei Lucas (13722/18), sancionada em 04/10/2018, a qual obriga as escolas, públicas e privadas e espaços de recreação infantil a se prepararem para atendimentos de primeiros socorros ao estudante. O curso deve ser ofertado a cada dois anos.
A secretária da Educação, Silene Camargo, também participou do evento e lembrou da importância do conhecimento. “O objetivo é garantir que todos saibam agir nos primeiros socorros até que a assistência médica especializada chegue ao local”. Ela também agradece a disponibilidade dos socorristas Lauder e Jhony.
Lauder destacou que transmitir conhecimento para educadores é um privilégio. “Em nome do SAMU, deixo os agradecimentos à Secretaria de Educação de São Pedro do Turvo pelo carinho, atenção e receptividade”, completou.
O que aconteceu com Lucas Begalli?
Lucas Begalli tinha apenas 10 anos quando perdeu a vida em uma excursão da escola que frequentava, em Campinas. Motivo: asfixia mecânica que ocorreu em questão de minutos. Ou seja, ele se engasgou com um pedaço de salsicha do cachorro quente que serviram no lanche. Mas não recebeu os primeiros socorros de forma rápida e adequada.
Lucas chegou a ser transferido em uma UTI móvel para o hospital, mas acabou falecendo. Ele sofreu sete paradas cardíacas em 50 minutos de tentativas de ressuscitação.
É possível que, se houvesse tentativas de reanimá-lo antes da chegada da UTI móvel, talvez ele estivesse vivo — o tempo nesses casos é um dos mais importantes fatores para a sobrevivência do paciente, pois os primeiros minutos são decisivos.
A partir de então, a criação da Lei Lucas para que tragédias como essa possam ser evitadas.