Saúde capacita equipes municipais para controle sanitário de radioterapia e medicina nuclear

Inspetores sanitários dos municípios onde os serviços estão localizados vão fiscalizar as atividades. Participam do treinamento 105 profissionais. Curso organizado pela Vigilância Sanitária da Secretaria de Estado da Saúde e a Associação Brasileira de Física Médica (ABFM) começou em 11 de setembro e segue até 30 de outubro.

A Secretaria de Estado da Saúde está capacitando equipes de inspetores municipais para atuarem na área da radioterapia e da medicina nuclear. Pela primeira vez, inspetores sanitários dos municípios onde os serviços estão localizados vão fiscalizar das atividades. Por enquanto, a ação é feita exclusivamente pelo Estado.

Para facilitar a descentralização das inspeções, a Vigilância Sanitária da Secretaria da Saúde e a Associação Brasileira de Física Médica (ABFM) organizaram um curso para apresentação de conhecimentos básicos sobre radioterapia (tratamento de câncer por radiação ionizante) e medicina nuclear (introdução no corpo humano de substâncias radioativas para melhorar a visualização do funcionamento dos órgãos e dos tecidos).

Participam do treinamento 105 inspetores sanitários de todo o Paraná. A qualificação aborda aspectos de biossegurança e radioproteção, equipamentos, radiofármacos, acessórios de imobilização para as sessões com os pacientes, controle de qualidade, entre outros assuntos, com foco em uma abordagem nas normativas vigentes.

Para o secretário estadual da Saúde, Beto Preto, que tem formação profissional na especialidade de medicina nuclear, essas duas áreas da saúde demandam conhecimento e muito cuidado.

“É importante que os inspetores se capacitem ainda mais e que tenham uma formação profissional na especialidade de medicina nuclear, já que esses serviços são bastante utilizados pela população e podem diagnosticar doenças graves e ajudar no tratamento de muitas outras”, afirma.

SERVIÇO – As aulas já acontecem aos sábados de manhã desde 11 de setembro e seguem até o dia 30 de outubro. Após a capacitação, a Vigilância Sanitária Municipal passará a fiscalizar estas atividades, concedendo a licença necessária para o funcionamento dos serviços de radioterapia e medicina nuclear.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

error

Compartilhe com os amigos.

Follow by Email
Instagram
WhatsApp