São Pedro do Turvo se destaca no ranking da Atenção Primária à Saúde e fica em 11º lugar no Estado
Com a educação de São Pedro do Turvo-SP em evidência na atual administração, com o índice de avaliação IDEB disparando de 6.3 para 7.7, agora o destaque é para a saúde do município. A evolução de desempenho da APS (Atenção Primária da Saúde) aumentou 20.98%, segundo indicadores 2021 do Previne Brasil, destacando São Pedro do Turvo em 11º lugar no Estado de São Paulo e 65º no Brasil.
A análise de desempenho é feita a partir dos dados registrados da produção de serviços pelas equipes de saúde da APS. A avaliação de desempenho influencia a transferência de recursos financeiros no âmbito do Previne Brasil, repassados aos municípios, que podem ser melhorados ou piorados, a partir dos resultados obtidos. Isso significa que são considerados os registros de atendimentos individuais e coletivos e realizados até o último dia de cada quadrimestre analisado.
São Pedro do Turvo se destacou à frente dos municípios da região do Estado de São Paulo, como: Ibirarema com a 72ª posição; Bernardino de Campos, 96ª; Timburi, 107º; Piraju, 124º; Manduri, 145º; Ipaussu, 180º; Campos Novos Paulista, 210º; Paulistânia, 225º; Santa Cruz do Rio Pardo, 253º; Bauru, 280º, e Espírito Santo do Turvo, na 354ª posição, dentro do Estado.

O prefeito Marquinho Pinheiro disse que o resultado é fruto de um trabalho desenvolvido em equipe. “Com muita alegria que recebemos essa notícia porque trabalhamos forte para isso. O município de São Pedro do Turvo sempre teve uma atenção, uma prioridade com a saúde pública, principalmente na atenção primária na saúde da nossa população, até porque o nosso município atende baixa complexidades, com as Estratégias de Saúde da Família e o nosso foco foi fazer um atendimento diferenciado, até porque o Ministério da Saúde publicou em 2019 para 2020, uma portaria que dispõe sobre os indicadores que considera o desempenho das equipes e os serviços que são realizados no município na atenção básica e quando a gente fala de atenção básica, a gente mede o nível daquele primeiro contato, ou seja, o contato inicial para prevenção e redução de doenças que se resume na prevenção propriamente dito, no tratamento, no acompanhamento em doenças sexualmente transmissíveis ou doenças infectocontagiosas e o acompanhamento de doenças crônicas também é muito importante, como hipertensão, diabetes e doenças respiratórias como também, ações de promoção a saúde e proteção social na nossa sociedade, como o controle de tabagismo Tudo isso é realizado aqui em São Pedro do Turvo com muita destreza e com muita competência”, destacou o prefeito.
Marquinho parabeniza a todos os funcionários da Secretaria de Saúde, através da secretária Elidiane Volpe. “Essa classificação do município como a melhor nota da região, trazendo o 11º lugar no estado de São Paulo, é uma alegria de um trabalho que vem dando certo, que prioriza a saúde pública municipal e consequentemente isso vai trazer mais recursos para o nosso município, pois, a portaria elenca que o desempenho do município vai abrir as portas para o recebimento de mais recursos então, eu creio que São Pedro está no caminho certo”, disse.

Mais novidades estão sendo preparadas para a população na área da saúde. Um compromisso de campanha que o governo Marquinho Pinheiro e Bete Pedron pretende colocar em prática em maio de 2022. “Já foi cravado para começar em maio, mas nós podemos até antecipar, que é o atendimento no nosso plantão que vai se tornar 24 horas, nós vamos virar turno, 24 horas, para melhor atender a nossa população, isso vai trazer um melhor atendimento aos nossos assistidos e trazer, também, uma economia com ambulâncias que transitam a noite, sentido Ourinhos, na porta de entrada nossa lá que é a UPA, então, é um governo que trabalha sério, que sabe o que faz e que procura a cada dia, melhorar a prestação de serviços públicos da saúde, no nosso município”, finalizou o chefe do Executivo, Marquinho Pinheiro.
Previne Brasil
Criado em 2019, o programa começou a ser implantado em 2020. Com a Covid-19, o Ministério da Saúde buscou estratégias para garantir a continuidade dos financiamentos adequados aos municípios e todos os prazos de transição do modelo antigo para o novo formato foram prorrogados. Em janeiro de 2021, novas regras para o aporte financeiro federal foram publicadas, garantindo a implantação do programa.
De acordo com o Ministério da Saúde, o Previne Brasil veio para reestruturar a forma de enviar recursos aos municípios para investir nos cuidados básicos em Saúde. E busca incentivar os municípios a cadastrarem mais usuários nos postos de saúde do Brasil, ampliando o vínculo entre pacientes e equipes de saúde.
Os critérios para repasse de recursos são: o número de pessoas acompanhadas nos serviços de saúde, principalmente quem recebe benefícios sociais, crianças e idosos; a melhoria das condições de saúde da população; e a adesão a programas estratégicos, como Saúde Bucal e Saúde na Hora.
QUE ORGULHO VER MINHA CIDADE NATAL , estar em destaque sendo elogiada . PARABÉNS Prefeito pelo respeito com a população de S. Pedro do Turvo . Merece 👏👏👏
Parabéns administração de S Pedro do Turvo! Parabéns ao prefeito Marquinho Pinheiro , vice Elisabete Pedron e toda equipe , pelo excelente trabalho, junto à populacao Saopedrense. Orgulho enorme de ter nascido nesse pedaço ,abencoado ,de chão.