São Pedro do Turvo é contemplado no programa Água é Vida
O governador João Doria apresentou nesta quinta-feira (7) o programa Água É Vida para reforçar a segurança hídrica e beneficiar mais de 2,1 milhões de pessoas em todas as regiões de São Paulo. O Estado vai investir R$ 400 milhões em ações como perfuração de poços profundos em 120 cidades e revitalização de 3 mil quilômetros de rios ao longo de 260 municípios.
O município de São Pedro do Turvo (SP) foi contemplado com um poço artesiano de 200 mil litros. O prefeito Marquinho Pinheiro esteve presente no evento e comemorou a conquista. “É um dia muito importante no Palácio dos Bandeirantes. Fomos contemplados no Programa Água é Vida e vamos construir um poço artesiano de 200 mil litros, um poço metálico que vai ajudar no abastecimento de água reforçando assim a qualidade de vida de toda a população. Quero agradecer ao deputado federal Arnaldo Jardim pela indicação e pela parceria ao longo desses anos, e ao governador João Doria e ao vice-governador Rodrigo Garcia. São Pedro do Turvo agradece!”, disse o prefeito.
O deputado Arnaldo Jardim parabenizou e enalteceu o prefeito Marquinho Pinheiro pelo trabalho desenvolvido em São Pedro do Turvo. “Em respeito a você (prefeito), ao que o Marquinho faz, reconhecido por nossa cidade e referência na região presidindo o Consórcio, não acontece por acaso, nós agradecemos porque eleva o nome de São Pedro do Turvo. Outro agradecimento ao Dória, ao Rodrigo Garcia que foram parceiros para que isso pudesse acontecer. Crise hídrica, falta água, tem que buscar!”, completou o parlamentar.
O Estado também vai financiar projetos para preservação de mananciais de abastecimento e novos serviços de saneamento. Coordenado pela Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente, o Água é Vida está dividido em quatro eixos principais: “Águas Subterrâneas”, “Rios Vivos”, “Barramentos” e “Cooperação Técnica com a Secretaria de Agricultura e Abastecimento”.
No eixo Águas Subterrâneas, o Estado vai investir R$ 141 milhões para perfurar 138 poços tubulares em 120 municípios que não são atendidos pela Sabesp. Os locais já foram mapeados pelo Daee (Departamento de Águas e Energia Elétrica) e também vão receber reservatórios de 200 mil litros, com entregas previstas para o primeiro semestre de 2022.