Projeto “Receita da Vovó” fortalece vínculos e resgata tradições em São Pedro do Turvo
Idealizado pela primeira-dama Eduarda Pinheiro, o projeto “Receita da Vovó” tem conquistado os corações dos longevos de São Pedro do Turvo. Coordenado pelo Fundo Social de Solidariedade, o projeto visa fortalecer os vínculos entre as pessoas acima de 60 anos, promovendo a troca de receitas tradicionais e familiares, além de resgatar a rica culinária são-pedrense.
O projeto acontece quinzenalmente, proporcionando aos participantes a oportunidade de elaborar e compartilhar receitas de família, criando um ambiente de bem-estar, interação e terapia. “Uma realidade que distrai e eleva a essência da melhor idade”, destacou a primeira-dama e presidente do Fundo Social, Eduarda Pinheiro.
Na última quinta-feira, 22 de agosto, o encontro do projeto levou as participantes a uma viagem no tempo. O grupo foi recebido no sítio da participante Midore, onde puderam desfrutar de um dia de muita conversa, oração, contato com a natureza e, claro, muitas receitas preparadas por elas mesmas.
Eduarda Pinheiro ressaltou a importância do projeto para a saúde mental das idosas. “Todas as receitas são feitas pelas próprias participantes, garantindo que essas tradições culinárias não se percam. Ontem fizemos um tour no sítio da querida Midori, e foi muito especial, porque não trabalhamos apenas a questão da receita, mas também a parte psicológica, considerando que a depressão afeta muitas pessoas, especialmente os idosos, que muitas vezes ficam sozinhos por longos períodos”, explicou a primeira-dama.
O projeto, realizado no Centro de Convivência do Idoso (CCI), é aberto a toda a população e conta com total apoio da Prefeitura Municipal, que fornece os materiais necessários para o preparo das receitas. Interessadas em participar podem procurar mais informações na sede do Fundo Social de Solidariedade.