Programa Rotas Rurais garante endereçamento preciso de áreas agrícolas são-pedrenses

A Prefeitura de São Pedro do Turvo-SP realizou na noite de ontem (17) o lançamento oficial do Programa Rotas Rurais. O evento aconteceu no Bairro Ribeirão Claro, com a presença do prefeito Marquinho Pinheiro, vice-prefeita Bete Pedron, presidente da Câmara Felipe Castro e outros convidados.
Na oportunidade, foi entregue o Plus Code que é um sistema de endereçamento desenvolvido pelo Google que foi projetado para ajudar a identificar e localizar lugares que não possuem endereços tradicionais. Ele é especialmente útil em áreas onde os endereços formais não estão disponíveis ou são imprecisos, como em áreas rurais, assentamentos informais ou regiões remotas.
O prefeito Marquinho Pinheiro explica que o Programa garante mais segurança, saúde, recebimento e envio de produtos. “O programa busca construir instrumentos capazes de solucionar essa lacuna presente no ambiente rural, ou seja, a falta de um endereço oficial mediante tecnologia avançada, tomando como apoio, informação e geolocalização reunidas em uma única plataforma de acesso remoto. Em parceria com o Google e a sua ferramenta PLUS CODE cada propriedade rural poderá ser localizada facilmente”.
A próxima entrega acontece no dia 25 de agosto, nos Bairros Figueira e Sapecado, a partir das 19h30.
ROTAS RURAIS
O programa é desenvolvido pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, visa mapear os endereços e estradas rurais espalhadas em municípios do interior paulista. O objetivo é criar endereços digitais em aproximadamente 350 mil propriedades agrícolas, proporcionando mais agilidade no acesso a serviços públicos fundamentais como saúde e segurança e melhorando a logística de entrega de produtos do agronegócio local.
O Rotas Rurais visa estabelecer uma única plataforma com todos os endereços digitais da zona rural do Estado de São Paulo, que disponibilizará o acesso a essas informações aos órgãos do governo, fornecendo também um acervo de imagens das porteiras das propriedades e entradas dos estabelecimentos, de maneira a permitir maior compreensão do território. Para isso, o programa conta com a contribuição da Secretaria de Segurança Pública, que norteia o desenvolvimento da plataforma para que ela possa ser utilizada da melhor maneira pelo órgão.
O programa possibilitará que os gestores possam reconhecer o cidadão da zona rural e com isso estabelecer políticas públicas assertivas para a realidade de cada território.
Com os endereços digitais, o cidadão poderá inserir os códigos alfanuméricos correspondentes ao seu endereço na base do Google Maps e uma rota será traçada mostrando o caminho a ser percorrido até chegar à propriedade. Isso facilitará tanto o escoamento da produção agrícola, quanto a compra e entrega de insumos.



