Prefeitura elabora plano de ação para evitar possíveis ataques a unidades escolares
A grande onda de ataques às instituições escolares noticiadas e repercutidas por grandes órgãos de imprensa, têm assustado familiares e gestores que correm contra o tempo para evitar que o pior possa acontecer dentro das unidades.

O prefeito Marquinho Pinheiro demonstrou sua preocupação e aflição com os últimos acontecimentos e pontuou algumas ações de urgência tomadas pela Administração além da estrutura já oferecida, tendo em vista que as unidades passaram por reformas diversas e um dos pontos beneficiados foi justamente a questão da segurança.

As Secretarias de Educação e Esportes se reuniram com o comando da Polícia Militar, através da Sargento PM Sheila, para definir outras ações conjuntas de proteção aos alunos e corpo docente.

O gestor disse que é um momento de reflexão. “O nosso governo está preocupado e comprometido com a segurança das nossas crianças. Primeiramente, eu queria acalmar os pais e mães garantindo que as medidas necessárias com relação à segurança nas escolas estão sendo tomadas”, alertou Marquinho Pinheiro que está realizando um trabalho em conjunto com a Educação, o Social, o Ministério Público, e as Polícias Civil e Militar.

O Promotor da Infância e Juventude, Doutor Marcelo Saliba, realizou uma reunião com a participação das equipes da Educação, Assistência Social e Conselho Tutelar sobre “Estratégias para o enfrentamento de situações de violência nas unidades escolares”.

Junto a Polícia Militar, a gestão firmou parceria para uma maior atuação na segurança das unidades através da atividade delegada. Um plano de ação foi montado e desde quarta-feira (12), foi feito reforço nas escolas dando mais segurança na entrada e saída dos alunos, observando qualquer movimentação estranha. Também temos o monitoramento por câmeras de vídeo, o qual estamos investindo nessa tecnologia desde o ano passado através de um monitoramento 24 horas nas escolas da nossa querida São Pedro do Turvo, além de ronda escolar interligada a nossa Polícia Militar, portanto, qualquer movimentação estranha a Polícia Militar é acionada imediatamente”, garantiu o prefeito.

Uma equipe da Prefeitura liderada pela vice-prefeita Bete Pedron também se reuniu com o delegado que responde pelo município, Dr. Pedro Teles, para orientações e planejamento de ações preventivas de ordem pública.

A segurança de alunos e gestores sempre foi tratada com carinho pela Administração, mas o reforço é necessário em virtude das últimas notícias. “São algumas ações e medidas oportunas que o governo de São Pedro do Turvo vem tomando, mas nós temos a noção de que algumas notícias ventiladas, principalmente nas redes sociais, são “Fake News”, informações inverídicas que só atrapalham e causam pânico na nossa sociedade, então, é um momento de ter muita calma, de união e de muita informação, mas também é momento de trabalho. Temos o compromisso e prioridade com as nossas crianças, e pode ter certeza que vamos continuar vigilantes com esse carinho, porque quando deixamos nossos filhos na escola queremos segurança e tranquilidade de que estarão sendo bem cuidados como sempre foram pela equipe competente da Educação, como também pela segurança que existe na nossa cidade, portanto, fiquem tranquilos e contem com esse trabalho que é um compromisso com vocês”, disse o chefe do Executivo.

A vice-prefeita Bete Pedron destacou que são ações importantes para a segurança de todos. “Vamos dar as mãos e fazer sempre o melhor para nossas crianças e nossa equipe pedagógica!”.

O gestor está fazendo um trabalho de fortalecimento de ações de prevenção contra violência, através de atividades complementares e programas sociais e de saúde mental. Também reforçou o controle de acesso às escolas que já contam com porteiros eletrônicos para identificação de quem acessa as instituições de ensino. Vale destacar que o município saiu à frente da região quando implantou atendimento de psicóloga e assistente social nas unidades escolares, dando suporte aos alunos, professores e familiares, além de desenvolver um projeto de prevenção ao bullying.

O chefe do Executivo encaminhou um Projeto de Lei à Câmara Municipal para apreciação em caráter de urgência visando a contratação de empresa especializada em segurança não armada para atuar em todas as unidades escolares. Também estuda a possibilidade de instalar concertinas nos muros de todas as unidades, algumas vão necessitar de adaptação, haja visto que há uma metragem correta para a instalação das concertinas. Os investimentos para a segurança nas unidades escolares devem atingir o valor de R$300 mil. “Eu sempre digo que investimento na Educação é necessário, não importa o preço, temos que nos ajustar e garantir a segurança de todos, porque nossas crianças e adolescentes são prioridade! É momento de reflexão, mas também de pensar e agir rapidamente”, garantiu o prefeito Marquinho Pinheiro.
