Prefeito Vilela reafirma o compromisso com a educação e pleiteia uma nova escola estadual
A preparação para volta às aulas está a todo vapor no município de Joaquim Távora (PR). Em entrevista à reportagem da Folha da Divisa, o prefeito Reginaldo Vilela enumerou algumas conquistas obtidas na Educação desde que assumiu o mandato junto ao seu vice-prefeito Tunico Bagatim.
Para atender bem aos alunos, algumas reformas, adequações, contratações de profissionais e aquisição de veículos foram investidos na atual administração.
A secretária de Educação, Luciana Vieira Rodrigues e coordenadores já estão se preparando para iniciar o ano letivo com um material de qualidade e professionais preparados para melhor atender a partir do dia 6 de fevereiro, quando retornam as aulas em todo o estado.
Vilela disse que já foi feita a licitação para o transporte escolar e algumas adequações necessárias nas salas de aulas, segundo orientações da Vigilância e do Corpo de Bombeiros.
Para que as crianças mantivessem a qualidade dos estudos pós pandemia, a administração tem oferecido aulas de reforço e contratado novos profissionais, investindo nos últimos meses na contratação de quase 60 novos professores para adequar o quadro.
Além de troca de mobílias, todas as unidades escolares passaram receberam investimento por parte do Executivo, como pinturas, iluminação, implantação de playgrounds, além de investimentos pontuais, como colocação de quadros nos locais adequados. Os investimentos também se estenderam nas unidades da zona rural, nos Distritos.
Um projeto que está sendo estudado por parte da gestão, é o fornecimento dos uniformes escolares. “Estamos fazendo um levantamento através da Assistência Social, no nosso CAD único, para atendermos essa demanda e atender bem, principalmente pessoas que precisam desse atendimento”, explicou Vilela.
O atual governo finalizou e entregou no início do mandato a construção de duas salas iniciadas no governo passado, no Centro Municipal de Educação Infantil Maria Aparecida Beruschi; construiu também no Centro Municipal de Educação Infantil Chapeuzinho Vermelho mais duas salas e um refeitório novo; investiu na segurança dos alunos e profissionais com a instalação de interfones; melhorou a qualidade da iluminação, deixando as salas mais arejadas; também instalou os palitos em frente as unidades para uma melhor identificação do espaço escolar; também está para ser instalada em todas as escolas as letras caixas, com o nome de identificação de cada unidade, e teve início nesta quarta-feira, a terraplanagem do terreno para construção de um Centro Municipal de Educação Infantil que vai atender entorno de 400 alunos, dando fim ao déficit educacional nas creches do município; um investimento de R$ 3,9 milhões.
Vilela disse que está pleiteando ainda, junto aos deputados estadual e federal, a construção de uma nova escola. “Já estive procurando os nossos representantes políticos e a Secretaria de Educação do Estado, para conseguirmos ainda esse ano, uma escola estadual de ensino fundamental e em breve teremos novidades a respeito da demanda”, anunciou o prefeito.
Quanto à alimentação escolar, ela é preparada na cozinha central, acompanhada por uma nutricionista. Para o transporte do alimento, a administração adquiriu um novo veículo que distribui a merenda para todas as escolas do município, inclusive para os CMEIs.
Para que a educação continuasse evoluindo em passos largos, o chefe do Executivo fez a alteração da secretária da Educação, Luciana, assim que assumiu o mandato e desde então, vem obtendo grandes conquistas, como também, manteve o município em 1º lugar no Ideb no Núcleo de Jacarezinho, “mesmo diante da pandemia e de todas as dificuldades enfrentadas, Joaquim Távora vem muito bem representada na educação”, destacou o prefeito.