Prefeito é surpreendido com representação ao MP feita por vereadores da oposição contra a locação de cabines de desinfecção de ozônio contra o Covid-19
Pura e simples politicagem de uma oposição ferrenha que desde a gestão anterior, vem atacando exaustivamente um governo que teve aprovação da população quando reeleita em 2020. Essa é a única justificativa para uma representação feita por vereadores oposicionistas ao governo de Marquinho Pinheiro e Bete Pedron quanto a instalação de cabines de ozônio para desinfecção contra o Covid-19, feita no auge da pandemia, uma vez que na ocasião, a mesma oposição que hoje se manifesta contrária, não poupou elogios quando o prefeito fez a aquisição das cabines.
A cabine de ozônio foi utilizada para prevenção e contenção do coronavírus, que usa tecnologia aplicada no exterior. Chegou no Brasil em maio e conta com um projeto desenvolvido pela Asolo Engenharia, com supervisão do engenheiro André Pavarini, de Marília, e de médicos especialistas.
Em São Pedro do Turvo, o sistema foi instalado na área de acesso às unidades de Saúde, atendendo profissionais da área e outras equipes de serviços públicos como funcionários de obras e serviços urbanos, bem como coletores de lixo.
A cabine promove jatos de água ozonizada com radicais hidroxila, um desinfetante eficiente para todos os tipos de microorganismos (bactérias, protozoários, vírus) e sem riscos ou danos para saúde e roupas como outros produtos em sistemas semelhantes, que usam até água sanitária.
É utilizada como uma alternativa de tecnologia sustentável e ambientalmente correta. Não tem armazenamento de produtos químicos agressivos e, após algum tempo, se reverte de volta ao oxigênio.
Um laudo da Unicamp mostra que o produto não é tóxico às pessoas atingidas e mostrou capacidade de inativar os vírus Covid-19 e H1N1 em 99,99%, ou seja, foram eliminados em apenas 15 segundos.
É um desinfetante de amplo aspectro, um dos mais poderosos agentes disponíveis. Atua na parede celular do vírus.
A locação das cabines de ozônio foi uma dentre as várias ações empreendidas pela Secretaria Municipal de Saúde no combate ao Covid-19, em São Pedro do Turvo.
Em nota, a assessoria jurídica da prefeitura de São Pedro do Turvo, explicou: “A locação das cabines de ozônio foi um dentre as várias ações empreendidas pela Secretaria Municipal de Saúde, no combate ao Covid-19. As ações empreendidas pela Prefeitura tiveram sua eficácia reconhecida regionalmente, principalmente porque os danos humanos sofridos em São Pedro do Turvo estão abaixo da média das cidades vizinhas. A locação das cabines foi feita considerando um estudo científico publicado pelo renomado Instituto de Biologia da Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP, atestando que a “água ozonizada e hidroxila”, quando aplicada na forma pura inibia a infecção do coronavirus-strain MHV-3 e vírus da influenza/H1N1. Especificamente sobre as Notas Técnicas nº 38/2020 e 108/2020/ANVISA, observa-se que a recomendação para utilização de saneantes somente para superfícies inanimadas, por conta da possibilidade de alergias e lesões dérmicas, está relacionada ao ozónio na forma gasosa, e não da forma “água ozonizada”, como feito em São Pedro do Turvo. Aliás, não se registrou nenhum tipo de reação alérgica ou dermatológica no Município. Aliás, o equipamento que faz o ozônio é homologado, sim, pela Anvisa. Tanto que Prefeituras (por exemplo Osasco) utilizam tais cabines, assim como empresas como Carrefour e Supermercados Confiança. Há que se lembrar que a pandemia provocada pelo SARS-COV-2 é um evento totalmente novo, inusitado, do qual a ciência ainda não tem conclusões bem definidas, concretas, tanto que o Governo Federal defendia – e ainda o faz – o uso preventivo de hidroxicloroquina, ivermectina, dentre outros, quando parte considerável da ciência atesta a ineficácia dos fármacos. Há que se ressaltar, também, que tal denúncia formuladas por 02 vereadores, foi formalizada somente depois que a vacinação em massa fosse praticamente concluída e os percentuais de infectados com considerável redução, evidenciando oportunismo político”, concluiu a nota.
O engenheiro André explicou que a prefeitura de São Pedro, para se resguardar, fez todo o aluguel das cabines munida de um laudo de eficiência com mais de 50 páginas comprovado pela UNICAMP e de um médico responsável pela aplicação. “Está tudo documentando no processo licitatório. Agora que todo mundo está vacinado, o povo começa a jogar pedra, mas quando estava no meio do furacão, o prefeito fez o que tinha que ser feito. Todas as ações tomadas pela prefeitura naquele momento eram válidas, porque enfrentamos uma pandemia desconhecida pela ciência. Em tempo de paz é fácil atacar tempos de guerra”, desabafou André que se dispôs a acompanhar o advogado da prefeitura até a promotoria para esclarecer qualquer dúvida sobre a aquisição da cabine.
Procurado pela nossa reportagem, o prefeito Marquinho Pinheiro disse ter se surpreendido com tal representação feita pelos vereadores, mas que é normal acontecer numa cidade onde se tem uma oposição ferrenha de adversários históricos. “Causa estranheza que essa representação só foi feita e realizada após os números e índices da pandemia terem diminuídos praticamente a zero no município. No momento em que os índices estavam altíssimos com 80, 70, 50 casos ativos no município, todo mundo elogiou a cabine, foi inclusive matéria da TV Tem e matéria regional, inclusive na própria gestão passada, em 2020, vereadores da oposição elogiaram muito a cabine de desinfecção, sabedores que existe um laudo de eficácia e, agora, através de, creio, politicagem pura e simples, eles ofertam uma representação e tentam afetar um governo que vem trabalhando, buscando alternativas e se preocupando com a vida das pessoas, essa é a minha indignação com relação a questões de extrema politicagem que infelizmente existe no meio político, mas nós temos os pés no chão e a certeza de que tudo foi realizado, baseado nos princípios da boa fé, da eficiência, respeitando todos os critérios de todos os princípios que norteiam a administração pública e estamos aqui para prestar todos os esclarecimentos necessários para a elucidação do caso e vamos continuar trabalhando para a população de São Pedro para que a gente possa atender cada dia melhor”, completou o prefeito.