Parto de urgência: Equipe da UBS realiza o procedimento na nova sala de emergência
Mãe e filho passam bem e foram transferidos para a Santa Casa de Ourinhos
Um atendimento fora do habitual movimentou a equipe da Unidade Básica de Saúde “Dr. Francisco Antonio Martins”, a UBS central de São Pedro do Turvo, na manhã de hoje, 23 de dezembro.
Às 11h55, uma jovem de 22 anos deu entrada na Unidade já em trabalho de parto, sendo inviável sua transferência para Ourinhos, onde os partos de São Pedro do Turvo são realizados.
Assim que foi detectado que o parto estava prestes a acontecer, foi contatada a médica Dra Milena Álvares Gomes, que é médica generalista, e a enfermeira Larissa Jardim Rosa Moraes, especializada em enfermagem obstétrica, que prepararam a sala de emergência e conduziram o trabalho junto à equipe da Saúde e da enfermagem.
A sala onde foi realizado o parto, é para atendimento a emergências e foi reformada e planejada tanto com móveis, quanto por equipamentos, há cerca de 4 meses, pela gestão Marquinho Pinheiro e Bete Pedron.
A secretária de Saúde, Elidiane Volpe Campos, conta que este é um caso atípico, e que somente foi realizado porque a transferência era inviável. “Por se tratar de uma UBS, o suporte é mínimo, pois não é rotina este tipo de atendimento, porém, todo o suporte básico para que houvesse segurança tanto para a mãe quanto para o bebê, foi feito. Não temos todos os equipamentos de emergência, caso ela precisasse, mas não tínhamos tempo para encaminhá-la para nossa referência, que é Ourinhos, mas, a Dra. Milena, a enfermeira Larissa e a equipe plantonista, conseguiram realizar o trabalho com todo o profissionalismo que compete a eles. Parabéns a todos!”, completou.
Elidiane conta que este parto foi um presente para toda a equipe que entra em recesso hoje. “É o último dia de trabalho na UBS neste ano, semana que vem entraremos em recesso trabalhando apenas com plantonistas, e esse parto veio para trazer alegria e esperança às vésperas do Natal”.
O parto foi normal e não houve complicação durante o processo. O bebê nasceu com 39 semanas a termo, ou seja, dentro do período gestacional. Mãe e filho foram encaminhados pela equipe do Samu para a Santa Casa de Ourinhos, onde o bebê recebeu os primeiros cuidados com pediatra e demais atendimentos neonatais, e passam por um período de observação.