Órgãos de saúde alertam sobre o cuidado com a febre maculosa

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Departamento de Vigilância Sanitária/Combate a Endemias, está alertando a população de Jacarezinho-PR, sobre os perigos da Febre Maculosa. Para isso está instalando placas em locais estratégicos nas entradas do Município: proximidade das pontes dos rios Paranapanema e Jacarezinho.

A febre maculosa é uma doença infecciosa causada por uma bactéria transmitida através da picada de uma das espécies de carrapato (carrapato-estrela), ou seja, ela não é transmitida diretamente de pessoa para pessoa pelo contato e seus sintomas podem ser facilmente confundidos com outras doenças que causam febre alta.

O município integra a Rota das Capivaras, animal hospedeiro do carrapato estrela, transmissor da doença. Como amplamente divulgado, houve caso de febre maculosa na região, inclusive levando paciente a óbito.

A febre maculosa, quando diagnosticada no início, pode ser tratada. Por isso, é importante estarmos sempre atentos às picadas de carrapatos. Em caso de sentir algum sintoma depois disso, procurem a unidade de saúde de sua preferência e trate o quanto antes. A doença começa de forma repentina com um conjunto de sintomas semelhantes aos de outras infecções: febre alta, dor no corpo, dor da cabeça, falta de apetite, desânimo. Depois, aparecem pequenas manchas avermelhadas que crescem e tornam-se salientes.

Da Assessoria

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

error

Compartilhe com os amigos.

Follow by Email
Instagram
WhatsApp