Mais de 6500 exames laboratoriais são realizados no quadrimestre
A Secretaria Municipal de Saúde de Quatiguá informou que foram realizados por volta de 6500 exames no quadrimestre de janeiro a abril de 2022.
Alguns dos exames realizados no laboratório do Posto de Saúde e particulares são: Hemograma, Colesterol, Triglicerídeos, Glicemia, Ácido Úrico, VHS, FR, PCR, BHCG, VDRL, Urina, EPF, Tipagem Sanguínea, Hepatite B-HBSAG. Os testes rápidos SAP para HIV, Sífilis, Hepatite B e Hepatite C.
A coleta dos exames é feita no próprio laboratório, onde o paciente faz o agendamento através de requisição médica em um dia, e faz a coleta no outro.
As pessoas interessadas devem fazer o agendamento na própria UBS – Posto de Saúde, das 7h30 às 17 horas.
VACINAÇÃO
No último dia 11, ocorreu no setor de vacinação da UBS, vacinação para os públicos prioritários contra a Gripe, Sarampo e Covid-19, num total de 550 pessoas.
A Campanha continua até dia 24 de junho. “Seguimos firmes cada vez mais nos cuidados com todos os quatiguaenses. Quatiguá está cada dia mais imunizada”.
Participaram a enfermeira, Ana Luiza e as técnicas de Enfermagem, Tangriani, Daiane, Katiuscia, Roselaine, Nilza, a estagiária Stefani e apoio da Vilma.
PREVENÇÃO À DENGUE
A Prefeitura de Quatiguá, por meio da Secretaria de Saúde, realizou uma palestra para alunos Creche Josephina Pontes Benzi. O tema foi o Combate à Dengue e as Ações Preventivas.
A palestra, coordenada pelas agentes comunitárias com apoio das estagiárias do curso Técnico de Enfermagem, faz parte das ações da saúde da família para a conscientização no combate ao mosquito Aedes Aegypti. A palestra também foi realizada na Creche Santa Maria.
OXIGÊNIO NAS RESIDÊNCIAS
O programa desenvolvido pela Secretaria de Saúde tem atendido pacientes com necessidade do uso de oxigênio contínuo (cilindro e concentrador portátil). Esse atendimento é realizado em domicílio, para evitar que as pessoas necessitem de hospitalização para utilizar o oxigênio. O município atende atualmente, 17 pessoas nas residências, com troca semanal do oxigênio e acompanhamento do paciente.
Para a utilização de oxigênio em casa, também existem alguns critérios pré-definidos pelo protocolo municipal. A pessoa, com indicação médica, deverá realizar exames específicos para este fim e o médico deverá orientar quanto aos critérios mínimos para a utilização dos equipamentos em casa, conforme as diretrizes do protocolo.
Da Assessoria