Mais de 150 mil peixes são soltos no Balneário da Alemoa
Ação visa repovoar e aumentar a diversidade dos peixes da Represa de Chavantes
O Governo Municipal e uma empresa realizam soltura de mais de 150 mil peixes na terça-feira, 27, no Balneário da Alemoa. O objetivo é repovoar a Represa de Chavantes, aumentando a diversidade de peixes nativos no local.
A ação foi uma solicitação do Departamento Municipal de Meio Ambiente ao projeto de trabalho Manejo e Conservação de Ictiofauna (conjunto das espécies de peixes que existem numa determinada região) da empresa CTG Brasil, grupo mundial de energia limpa especializado no desenvolvimento e operação de usinas hidrelétricas de grande escala. A equipe distrital da Alemoa e o Departamento de Esportes também forneceu apoio à soltura.
Foram soltas espécies como Pacu, Lambari e Curimbatá, sendo escolhidas através de monitoramento da equipe técnica que identificou a necessidade da introdução dessas espécies no projeto.
Segundo a Diretora de Meio Ambiente, Elaine Rosa do Nascimento, foram utilizados os recursos naturais para diversas finalidades, “e também introduzimos muitas espécies exóticas que acabam dominando a natureza por não possuírem predadores naturais. É nossa função compensar isso através da promoção da biodiversidade nativa das nossas águas”, disse.
Na ação foi feito um bate-papo com alunos da rede municipal de ensino, alunos da canoagem, pescadores e comunidade local, para conscientização e educação ambiental.
Da Assessoria