Incêndio atinge instalações da Frangos Pioneiro

No último domingo, 8 de setembro, um incêndio de grandes proporções atingiu a área dos fundos da sede de Frangos Pioneiro, localizada no KM 302 da PR-092, em Joaquim Távora. O incidente ocorreu no bairro Três Meninas, dentro da zona urbana, mobilizando um grande aparato de segurança e emergência.

As equipes de resposta contaram com a presença da Polícia Militar, ambulâncias da prefeitura, Corpo de Bombeiros de Santo Antônio da Platina e Jacarezinho, Brigada de incêndio da própria empresa, Defesa Civil de Siqueira Campos, além de caminhões de combate a incêndios vindos de Ibaiti e caminhões-pipa de Joaquim Távora, Siqueira Campos e Quatiguá.

Por conta do risco de explosões causadas pela presença de amônia, utilizado no sistema de refrigeração das câmaras frias, as autoridades solicitaram que os moradores das vizinhanças evacuassem suas residências como medida de segurança. Embora a rodovia PR-092 não tenha sido interditada, a área em torno do foco do incêndio ocorreu isoladamente durante o combate ao fogo.

O incêndio teve início no setor de desembarque, onde os frangos vivos são preparados para o processo de abate. As chamas rapidamente atingiram um barracão de aproximadamente 3.000 m², utilizado para o estoque de papelão. Graças à ação rápida das equipes de combate, foi possível evitar que o fogo se alastrasse para o prédio administrativo e para a câmara fria, onde está armazenada a amônia, de alta queima.

Felizmente, ninguém sofreu nenhum incidente e o incêndio não afetou a área central da fábrica, onde ocorrem os cortes finais das aves. No entanto, ainda não há uma avaliação completa dos danos estruturais em outras partes da instalação.

Na manhã do dia 9, um gesto de solidariedade emocionou os diretores da empresa. Colaboradores, moradores da comunidade, comerciantes, parceiros e amigos se reuniram em frente ao abatedouro para realizar orações de apoio à recuperação da empresa. Em nota, os diretores agradeceram: “Agradecemos imensamente a todos pela solidariedade e união demonstradas. O compromisso e a fé de vocês nos darão forças para superar este desafio juntos. Nosso mais sincero obrigado.”

O departamento pessoal do Grupo Pioneiro informou que, devido ao incidente, os funcionários do abatedouro entrarão em férias coletivas de 16 de setembro a 15 de outubro, com exceção dos colaboradores envolvidos nas atividades de recuperação e manutenção da empresa. A empresa e o sindicato estão alinhados para garantir que todos os direitos dos trabalhadores sejam respeitados.

História da Frangos Pioneiro

Fundada em 1984 por Tarcizo Messias e Paulo César, o Frangos Pioneiro teve suas origens em uma fábrica de rações em Joaquim Távora. Em 1987, a empresa inaugurava seu primeiro abatedouro com o Selo de Inspeção Estadual, marcando o início da marca Frango Pioneiro. Nos anos 1990, a empresa atualizou o Sistema de Integração Avícola, e o abatedouro passou a contar com o Selo de Inspeção Federal.

A expansão contínua na década de 2000, com a construção de novas unidades de industrializados, um complexo industrial de abate, uma fábrica de rações, e a certificação para exportação com a marca Mana Foods. Em 2013, a empresa ampliou ainda mais suas instalações, consolidando-se como uma das principais exportadoras de frango congelado do país, além de comercializar seus produtos no mercado nacional.

Fotos: NP Diário

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

error

Compartilhe com os amigos.

Follow by Email
Instagram
WhatsApp