Fundo Social lança a Campanha Inverno Solidário
Com total respaldo da Prefeitura Municipal, o Fundo Social de Solidariedade, lançou na manhã do dia 20 de maio a Campanha Inverno Solidário, em São Pedro do Turvo. A iniciativa conta com a parceria da Assistência Social e da Secretaria de Saúde.
A Inverno Solidário tem como objetivo ajudar pessoas em situação de vulnerabilidade social a enfrentar os períodos de frio. A visão da Prefeitura Municipal, desde o início do mandato, foi de disponibilizar à população, cobertores de qualidade. A arrecadação dos cobertores se dá através de parcerias com empresas, comércio local, funcionários e pessoas que quiseram contribuir, atingindo um número grande de doações.
Nesse ano, além de atender as famílias que são assistidas pela Assistência Social, o Fundo Social contou com a ajuda dos agentes comunitários de saúde, que com muita eficiência fez um levantamento das pessoas mais necessitadas.
A secretária de Assistência Social, Lucimar Freitas falou da importância do projeto. “É preciso que todos se envolvam porque o frio está aí e o frio dói. Tem muita gente que não tem uma blusa, então, vamos dar uma olhada no guarda-roupa, sempre tem uma blusinha ou cobertor que a gente não vai usar e vamos levar até nossa caixa de coleta, para que possa aquecer as pessoas que precisam. Contamos com todos vocês!”.
A secretária da Saúde, Elidiane Volpe agradeceu a parceria junto ao Social, e à Eduarda, por esse olhar aos pacientes que precisam dessa ajuda. “Quero agradecer também o empenho dos nossos funcionários, agentes de saúde que não mediram esforços para fazer essa listagem dos necessitados, dos que estavam precisando dessa doação, embora em cima da hora, mas deu tudo certo. Muito obrigada pelo empenho de vocês!”.
O presidente da Câmara, Fernando Englerth, parabenizou os agentes pelo brilhante trabalho. “Quero dizer que vamos pedir aos demais vereadores que também se engajem nesse projeto. Podem contar com a Câmara Municipal!”.
O vereador Felipe Castro falou da importância da doação. “Todos nós temos no nosso guarda-roupa uma camiseta ou uma calça de moletom que não usamos e que pode ser de suma importância para as famílias carentes de nosso município. Vamos colaborar!”.
O vereador Hamilton Pereira, também garantiu apoio ao projeto. “Nós estamos juntos nessa luta, isso é muito importante, um governo solidário. Acho que cada fazendo um pouco, nos unirmos, faremos uma grande diferença na vida de muitas famílias!”.
A presidente do Fundo Social, Eduarda Pinheiro, contou que esse ano queria mudar a forma de distribuição. “Eu queria atender um maior de pessoas, porque a gente já tem o pessoal que utilizam do serviço da Assistência Social, mas tem muitas pessoas que passam frio e tem vergonha de estar naquelas condições, então, a gente fez um plano de ação de urgência buscando esses cobertores antialérgicos e direcionando através do Social e da Saúde, à essas famílias, ajudando quem realmente precisa. Só tenho a agradecer pela parceria, ao Marco por ter ligado para os empresários; só de um empresário nós ganhamos 100 unidades de coberta e essa coberta ela é mais cara porque é mais durável e só conseguimos comprá-las porque teve empresários do município que fez essa parceria de gestão e de visão que você tem Marco. Muito obrigada a todos vocês!”.
A vice-prefeita Bete Pedron comentou sobre a união de todos. “É muita gente que se dedica para fazer acontecer e nós temos que fazer mesmo, temos que nos dedicar, porque o frio não está de brincadeira, está de machucar. Temos que descruzar os braços e dividir um pouquinho do que temos com quem não tem, porque juntos somos mais fortes!”.
O prefeito Marquinho Pinheiro ressaltou a alegria que sente em poder realizar o lançamento de dois programas sociais no mesmo dia, o Inverno Solidário e Mães Criativas. “Isso nada mais é do que mostrar que realmente a nossa administração trabalha e tem um olhar especial. A política é a maior ferramenta de transformação que pode melhorar a vida das pessoas e eu falo política, eu não falo politicagem. Quero parabenizar a Eduarda pela luta incessante e por esse olhar especial à vida das pessoas, pelo amor à vida das pessoas, isso que dignifica o trabalho. Quero agradecer nossa vice-prefeita mais uma vez pela parceria e nossa Câmara Municipal e fazer aqui um agradecimento muito especial para os agentes comunitários. Para que realmente esses cobertores possam chegar na ponta e nas pessoas que mais precisam, a gente precisa do suporte, e não poderia vir de mãos melhores do que dos agentes comunitários da nossa cidade, porque vocês sim amassam barro, vocês estão na porta da casa das pessoas perguntando como elas estão e a partir desse “feedback”, vocês conseguem ter a boa informação de quem realmente precisa para que seja feita uma distribuição mais qualificada, vamos dizer assim. A Assistência Social, através da Lucimar, também tem esse trabalho importante junto ao CRAS e ao Fundo Social que, alimentados dessas informações, vão conseguir fazer um trabalho de excelência. É dessa forma que nós vamos continuar trabalhando e é dessa forma que eu quero agradecer a todos vocês, porque sozinho ninguém faz nada e fica os meus agradecimentos aqui a todos os agentes que tanto trabalham para o nosso município e dizer que as portas do meu gabinete estão abertas para quando vocês quiserem e sentirem a necessidade da gente sentar, conversar e realizar pelo povo de São Pedro do Turvo!”.
Na oportunidade, o prefeito Marquinho Pinheiro também anunciou a construção de uma ESF na Vila Bom Jesus. “Já falei com o nosso secretário de Administração, o Toninho, para que reserve R$500 mil para a construção desse novo prédio. Hoje temos um conforto em caixa pelo trabalho que vem sendo feito e a partir de outubro, a gente começa a trabalhar nessa nova conquista!”.
Eduarda entregou simbolicamente o primeiro cobertor à Gleicy, integrante da frente de trabalho e do Fundo Social, dando início a Campanha Inverno Solidário 2022.
Foram disponibilizadas caixas para a arrecadação de agasalhos e cobertores nos pontos de apoio que são: Fundo Social, CRAS, CCJ, Postos de Saúde, Casa do Trabalhador, Prefeitura Municipal e Igrejas do município. Serão aceitos roupas e cobertores novos ou em bom estado de uso. A campanha segue até setembro.