Felipe Castro: “A palavra que eu definiria o meu trabalho enquanto presidente da Câmara é a proximidade”
O jovem Felipe Castro, conhecido por Bibinha, iniciou sua carreira política em São Pedro do Turvo como uma aposta do grupo partidário que prega a renovação, sendo o vereador mais votado no município, conquistando 360 votos.
A oportunidade em se lançar no meio político surgiu do prefeito Marquinho Pinheiro, ainda 2016. Ao ser despertado pelo interesse em seguir carreira política, Felipe trabalhou para alcançar a eleição. O sangue político corre nas veias do vereador, uma vez que seu pai e irmão também tentaram se eleger no passado, porém, somente Felipe conseguiu êxito em assumir uma cadeira no Legislativo, assumindo, também, no biênio 2023-2024, a presidência da Câmara Municipal.
Felipe Castro trabalhou na atual Administração como diretor do Meio Ambiente, conquistando o Selo VerdeAzul em 2017, abrindo portas para novas conquistas junto ao governo do Estado superior a um milhão de reais. Após três anos e meio na Pasta, pediu a exoneração do cargo para se lançar candidato à vereança.
“Trabalhar com o Marco foi uma experiência sem igual. Eu aprendi a ser profissional dentro da Prefeitura, onde conquistei grandes amigos que me possibilitaram ser eleito, sendo esse o passo fundamental para chegar onde eu estou hoje”, declarou o vereador.
Para a eleição à presidência realizada no final de 2022, Felipe conta que outros nomes no grupo também gostariam de assumir, como os vereadores Amanda Lazarini (atual vice-presidente), o Serginho dentista e o Hamilton Pereira. “Fizemos uma reunião com o grupo onde após muito diálogo e votação, eu fui escolhido para concorrer à presidência e eu trabalharei muito para honrar a confiança de todos”, garantiu.
Em seus dois primeiros anos na vereança, o presidente Felipe Castro conquistou R$ 650 mil em recursos para o Município através de emendas parlamentares do deputado Roberto de Lucena, Wellington Moura e Sargento Neri. O presidente também se destaca por ser o vereador que mais apresentou Projetos de Lei na atual gestão, dentre eles, sobre doenças raras, encabeçado no final do ano pelo prefeito Marquinho Pinheiro.
Para o seu mandato como presidente, Felipe quer pregar a união. “Quando assumimos o cargo da presidência a gente tem que ser igual para todos, trabalhar unidos, porque o objetivo nosso aqui é fazer o melhor para São Pedro do Turvo, e criando uma divisão pode ter certeza que a gente não consegue, porque sozinho o fardo fica mais pesado”, comentou.
Enquanto presidente, Felipe quer realizar algumas melhorias no prédio da Câmara Municipal ainda neste ano. “O telhado o Fernando já deixou em andamento, acredito que esse mês se encerra. Quero fazer melhorias pontuais, como a pintura e a modernização da Câmara trazendo votação eletrônica. Hoje a sessão é transmitida por rede social e isso leva mais transparência para a população, o que também é nosso dever, trabalhar com transparência”, explicou.
Felipe disse que com o cargo de presidente aumenta-se a responsabilidade. “Enquanto vereador representamos a população, a partir do momento em que assumimos a presidência, representamos a população e os vereadores. Quero manter a proximidade com o prefeito, porque eu costumo dizer que o vereador tem que estar do lado do Executivo, a oposição tem que existir sim, mas o diálogo em primeiro lugar. Eu muito me admiro o vereador que trabalhe longe do Executivo, porque quando o munícipe nos procura, a primeira pessoa que temos que recorrer é o Executivo, então, a palavra que eu definiria o meu trabalho enquanto presidente da Câmara é a proximidade, que isso eu já tenho muito com o Marquinho, porque a amizade minha com ele já vem fora da política, quando eu comecei a trabalhar com a família do Marquinho aos meus 16 anos de idade quando ele tinha uma padaria, então, a gente já tem um bom diálogo, e fora da política ele é meu amigo”, garantiu o vereador.
Quanto a responsabilidade em liderar um grupo de veteranos na política e de lideranças, Felipe disse que pretende manter o bom diálogo. “Eu tenho amizade com o Roberto e o Tavinho que são declarados oposição ao governo, e eu costumo dizer que o que acontece no plenário, fica no plenário; saiu do plenário a gente leva a amizade em primeiro lugar; tem que ter discordância, faz bem para o município, mas acredito que vai ser um bom biênio porque a gente tem uma boa Câmara Municipal aqui hoje”, explicou.
Em relação ao trabalho do ex-presidente do Legislativo, Fernando Englerth, Felipe disse que ele conseguiu atingir o objetivo. “O Fernando superou as expectativas, ele foi um presidente que abraçou a causa de todos nós vereadores, estava sempre disposto a nos ajudar e à população”, destacou agradecendo a liberdade que o ex-presidente deu aos vereadores para poder trabalhar.
Felipe agradece ainda aos demais vereadores pela confiança e se colocou à disposição de todos para manter sempre o bom diálogo e a união da Câmara Municipal em prol da população de São Pedro do Turvo. “Agradeço também toda a população que me elegeu, que me fez chegar até aqui, mas estou à disposição de todos, independentemente de partidos, sempre procuro atender a demanda de toda a população que me procura. Que o nosso mandato comece e termine sendo abençoado por Deus e que nossos passos e decisões sejam guiados e protegidos por Ele. Que Deus continue abençoando essa terra querida”, completou o presidente da Câmara Municipal, Felipe Castro.