Educação em São Pedro do Turvo: Um caminho de progresso e excelência

Plano de Carreira do Professor é aprovado por unanimidade pela Câmara Municipal

Desde 2017, a educação no município de São Pedro do Turvo-SP tem trilhado um caminho de sucesso e avanços notáveis. Com um compromisso inabalável com a qualidade do ensino, diversas iniciativas foram implementadas, elevando o sistema educacional local a um patamar de excelência reconhecido em todo o país. Um dos pilares desse sucesso é a parceria estabelecida com o Sesi, que introduziu um novo padrão de qualidade desde o ensino infantil. Essa colaboração destacou o município como detentor do melhor sistema de ensino do Brasil, assegurando um futuro promissor para as próximas gerações.

Além disso, foram realizados investimentos significativos na infraestrutura das unidades de ensino, com a revitalização completa de todas as escolas. Um marco histórico foi alcançado com a construção da Creche Escola Sonho Meu, a maior obra já realizada em São Pedro do Turvo, proporcionando um ambiente adequado e acolhedor para o desenvolvimento das crianças. A gestão municipal, liderada pelo Prefeito Marquinho Pinheiro, demonstrou seu compromisso com a educação ao concluir 95% do plano de governo estabelecido.

Recentemente, um novo marco foi atingido com a aprovação do Novo Plano de Carreira do Professor. Esse Plano de Carreira norteia o magistério público municipal. Os vereadores aprovaram o projeto durante uma sessão extraordinária ocorrida na terça-feira (26) por unanimidade dos votos. Essa conquista histórica representa um passo significativo na valorização dos profissionais da educação, garantindo benefícios e reconhecimento merecidos.

A secretária de Educação, professora Silene Camargo, ressaltou que a professora Lourdes Tavares, quando estava à frente da Educação como Diretora de Departamento, foi pioneira na criação do primeiro plano de carreira do município. Após isso, passou por revisões e, no atual governo de Marquinho Pinheiro e Bete Pedron, a revisão e readequação dele fizeram parte da plataforma de governo, como prioridade. Foi formada uma Comissão, composta por professores das Creches, Pré-Escola, Ensino Fundamental e Professores PEBII. Sob a responsabilidade da secretária professora Silene, que já está aposentada e não faz parte da Rede Municipal como professora, e também da Supervisora Municipal de Ensino, Joseane Pedroso Antonangelo, esta sim, é professora concursada da Rede Municipal, foram realizadas diversas reuniões, com a comissão ouvida e assessoria jurídica considerando os pontos possíveis dentro da Lei de Responsabilidade Fiscal. Por fim, a versão final do plano foi entregue aos vereadores, que aprovaram por unanimidade, sendo comemorada por toda a rede.

A professora Silene destacou que para alcançar as metas propostas para o encerramento do ciclo na gestão 2017/2024, só faltava o Plano de Carreira. “Todas as demais foram executadas. Sensação ímpar de missão cumprida!”, enfatizou.

O Prefeito Marquinho Pinheiro explicou que está trabalhando nesse projeto junto à sua equipe desde fevereiro de 2022, após assumir um compromisso com as professoras de levar à votação um plano de carreira que fosse complementar e corrigir falhas dos planos anteriores. “Ele é um formato que traz a equiparação salarial a todos os professores de maneira equânime fazendo jus ao que tange a Constituição Federal na equiparação dos profissionais que atuam e desempenham a mesma função, como também regulariza a questão de abonos, uma mais justa distribuição de aulas, como também vários fatores que valorizam os educadores de São Pedro do Turvo. Esse compromisso já estava elencado no nosso plano de governo e a gente vem já realizar mais um compromisso mostrando que aquilo que a gente fala sentado a gente cumpre de pé e faz valer a educação em São Pedro do Turvo!”, comemorou o gestor.

O Novo Plano de Carreira do Professor aborda diversas demandas e necessidades, visando atender às reivindicações dos educadores. Entre as principais mudanças, destaca-se a equiparação dos valores da hora aula, cumprindo um compromisso firmado com as professoras. Além disso, foram implementadas medidas para garantir a continuidade da contagem da pontuação para aqueles próximos da aposentadoria, evitando prejuízos na atribuição de classes/turmas.

Outras demandas essenciais, como a concessão de seis faltas abonadas anuais consecutivas e a solicitação dos PEBs II de jornada mínima de 25h/aulas semanais, foram igualmente contempladas, demonstrando o comprometimento em atender às necessidades de todos os profissionais da educação.

Em suma, o novo plano de carreira representa um esforço conjunto para atender às reivindicações dos educadores, promovendo uma educação de qualidade e valorizando aqueles que dedicam suas vidas ao ensino em São Pedro do Turvo. Esses avanços consolidam o município como um exemplo a ser seguido no campo da educação, garantindo um futuro brilhante para toda a comunidade.

Secretária Silene e a Supervisora Josiane com as gestoras das escolas e creches do município

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

error

Compartilhe com os amigos.

Follow by Email
Instagram
WhatsApp