Desfile cívico marca comemorações do aniversário de 94 anos de Joaquim Távora
Um grande público compareceu na área central de Joaquim Távora/PR, na manhã de domingo (24), para prestigiar o tradicional Desfile Cívico, em comemoração ao aniversário de 94 anos de emancipação político-administrativa do município.
O evento organizado pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura foi um sucesso. O comunicador e secretário de Indústria, Comércio e Habitação do município, Fabiano Churrasco, comandou o cerimonial de apresentação das escolas e CMEIS.
Além das crianças e adolescentes da rede pública municipal e estadual, também desfilaram integrantes do Grupo de Teatro Tavorense (GTT), Grupo de Capoeira Modelo e Cidadania, e outros relacionados abaixo, interagindo com o público presente e autoridades. Em cada apresentação foi contada uma história sobre a tradição, a fé e a cultura tavorense.
Estiveram presentes ainda no desfile, o prefeito Reginaldo Vilela acompanhado da primeira-dama Lislane, vice-prefeito Tunico Bagatim, vereadores Nandinho Rosa, Rogério Pereira e Ellen Aparecida Castilho, o deputado estadual Luiz Cláudio Romanelli foi representado pelo assessor parlamentar Agnaldo Rodrigues e empresário-diretor do grupo Pioneiro, Tarcizo Messias dos Santos.
Os CMEIS Chapeuzinho Vermelho, João Antônio Vieira e Professora Maria Aparecida Beruski foram os primeiros a se apresentarem, depois foi a vez da Escola Sementinha do Saber, Grupo de Teatro Tavorense (GTT), Escola Natal Panichi (São Roque do Pinhal), Karatê Tavorense, Escola Municipal São Sebastião, Capoeira Modelo & Cidadania, Colégio David Carneiro de Guapirama, Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), Secretaria Municipal de Esportes- Atletismo, Escola Assad Kalil Richa (São Roque do Pinhal), Escola Professora Alaíde Simões Rodrigues (Joá), Escola São José, Fanfarra Batucanção (Apae), Escola Professora Janina de Lima Cavalheiro, Fanfarras das Escolas Santa Terezinha e Colégio Tiradentes ambos de Santo Antônio da Platina.
“A comemoração do aniversário de Joaquim Távora, em desfile cívico, valoriza o Patrimônio Histórico Cultural que não se constitui apenas de acervos de obras raras ou da cultura de um passado distante, mas sobretudo a valorização e o conhecimento dos bens culturais que podem contar a história e a vida de seu povo. Será através do contato com tais bens, que conheceremos a memória e até mesmo a identidade deste povo e consequentemente aprenderemos a exercer a cidadania. Joaquim Távora, preserva sua cultura com raízes na cultura popular, na religiosidade, na música e no artesanato. Conhecer a cultura de uma cidade é conhecer a crença, a arte, a moral, a lei, os costumes e todos os hábitos e capacidades adquiridas como homem, como membro da sociedade”, ressaltou o prefeito Vilela.
Após o desfile, a administração municipal (2021-2024), apresentou à população tavorense os veículos leves e pesados conquistados durante o período de 2 anos e 9 meses de mandato.