Curso de boas práticas reúne mais de 50 participantes
O Instituto de Desenvolvimento Rural (IDR) em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Pesca de Ribeirão Claro, promoveram o curso de boas práticas (manipulação de alimentos) para mais de 50 pessoas nesta semana.
O curso foi ministrado pelo médico veterinário, Eduardo Silva e pelo engenheiro agrônomo, Alfredo B. C. Alemão que abordaram as práticas de segurança alimentar nos processos de manipulação de alimentos.
O manuseio de alimentos é um trabalho que exige cuidados bastante rígidos para assegurar a segurança dos alimentos e evitar riscos à saúde dos consumidores.
Por isso, foram abordados os respectivos temas: a responsabilidade dos serviços de alimentação na saúde pública, ambientes seguros, higiene e saúde dos manipuladores de alimentos, importância da higienização correta dos reservatórios de água, formas de contaminação e prevenção, transporte de alimentos e temperaturas ideais, prazos de validade, armazenamento adequado, refrigeração e congelamento, descarte de resíduos, além de vários outros assuntos.
Os palestrantes ainda deixaram o convite aberto para o evento técnico que abordará a regularização da agroindústria para produtos de origem animal e vegetal, que será realizada no dia 01 de setembro, a partir das 13h30, durante a realização da FrutFest, em Carlópolis.
O prefeito João Carlos Bonato e o secretário de Agricultura, Celso Gozzi Néia estiveram presentes enaltecendo a importância da segurança alimentar durante os processos de produção até o consumidor final. “O curso é de extrema importância para o nosso município, visto que temos produtores de diversas áreas como queijarias, docerias, produtores de compotas e dentre outros. A demanda pelo curso foi grande, por isso pretendemos abrir mais uma turma em breve”, disse Bonato.
Da Assessoria