Comercialização da agricultura familiar é tema do Encontro Regional de Regularização de Agroindústrias
Aconteceu na última sexta-feira (03) o Encontro Regional de Regularização de Agroindústrias, em Tomazina. O evento reuniu produtores, representantes de prefeituras, governo estadual e governo federal para debater meios de ampliar a comercialização da agricultura familiar. A região de Santo Antônio da Platina, que engloba 22 municípios – entre eles Tomazina – possui 275 agroindústrias, segundo o Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná Iapar-Emater (IDR-Paraná), um dos promotores do evento.
Representando o município, participaram do evento o prefeito Zezão; o secretário Municipal de Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente, Luís Carlos da Silva; o veterinário responsável pelo SIM, Emerson Lopes Martins; o responsável da Vigilância Sanitária, Thiago Carvalho Pedrosa, e a médica veterinária da Vigilância Sanitária, Calinca Bueno Levatti.
O secretário Estadual da Agricultura, Norberto Ortigara, deu um panorama econômico do Paraná e da potência que o estado tem na agroindustrialização. Estava presente também, Otamir César Martins, presidente da ADAPAR que é o braço forte do governo do estado na fiscalização e orientação para regularização destas agroindústrias, além do presidente do IDR-Paraná, Natalino Avance de Souza, órgão que é parceiro forte na extensão rural na orientação dos produtores para instalação e regularização de suas agroindústrias.
Houve ainda uma oficina participativa dos 23 municípios presentes, onde foram destacados os pontos fortes e levantadas as dificuldades enfrentadas. A proposta do evento foi também de promover este debate a nível de município envolvendo os potenciais produtores rurais e suas agroindústrias. Importante destacar que sem um Serviço de Inspeção Municipal (SIM) regulamentado e funcionando no município se pode avançar neste processo. E Santo Antônio da Platina já possui este serviço funcionando, sendo referência regional.
Da Assessoria
Com informações de AEN/PR