Campanha Nacional de Multivacinação busca ampliar cobertura vacinal e proteger a população

Milhares de postos de saúde em todo o Brasil abriram suas portas no último sábado (07/10) para mais uma edição do “Dia D de Multivacinação”, uma importante iniciativa do Ministério da Saúde que visa aumentar a cobertura vacinal e proteger a população de doenças preveníveis. O Município de São Pedro do Turvo também mobilizou profissionais de saúde para participar da ação e conscientizar a população sobre a importância das vacinas.

A vacinação aconteceu das 8h às 17h, na UBS Dr. Francisco Antônio Martins e ESF Nadir Emília Massafera. O prefeito Marquinho Pinheiro, a primeira-dama Eduarda Pinheiro, a vice-prefeita Bete Pedron e a secretária de Saúde Elidiane Volpe também estiveram presentes durante o dia, além de personagens infantis para alegrar as crianças.

A Campanha de Multivacinação com crianças e adolescentes faz parte do Movimento Nacional pela Vacinação, lançado em fevereiro deste ano pelo Ministério da Saúde e tem o objetivo de retomar a confiança da população brasileira nas vacinas e da cultura de vacinação do país.

A multivacinação é uma estratégia que busca atualizar o calendário vacinal de crianças e adolescentes menores de 15 anos, e beneficiários do Bolsa Família. O objetivo é garantir que todas as pessoas nessa faixa etária estejam devidamente protegidas contra diversas doenças, como sarampo, rubéola, difteria, tétano, coqueluche, entre outras.

Além das vacinas já conhecidas, como a tríplice viral, que protege contra sarampo, rubéola e caxumba, e a pentavalente, que previne contra difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e doenças causadas por Haemophilus influenzae tipo b, a campanha deste ano também inclui doses de reforço da vacina contra a poliomielite para crianças menores de cinco anos. A poliomielite, conhecida como paralisia infantil, é uma doença altamente contagiosa que pode causar sérias sequelas, e a vacinação é a melhor forma de prevenção.

Os profissionais de saúde são-pedrenses trabalharam incansavelmente para garantir que o processo ocorresse de maneira eficiente e segura. Eles administraram vacinas, esclareceram dúvidas e ofereceram apoio emocional aos vacinados.

Segundo a secretária de Saúde, Elidiane Volpe, o resultado foi positivo. Foram feitos 668 atendimentos que passaram por avaliação antropométrica (peso e altura) e receberam atendimento odontológico; 446 compareceram à sala de vacina; 222 receberam a vacina e os demais estavam com a carteira atualizada ou não a levaram, sendo orientados pelos profissionais a retornar durante a semana na unidade de saúde.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

error

Compartilhe com os amigos.

Follow by Email
Instagram
WhatsApp