Após aprovação dos vereadores, Prefeitura implantará Programa “Bolsa Jovem SPT Qualifica”

A gestão Marquinho Pinheiro e Bete Pedron protocolou na segunda-feira (24), na Câmara Municipal, o Projeto de Lei nº 54/2022, que cria o Programa “Bolsa Jovem SPT Qualifica”, que tem como objetivo incentivar o retorno e a permanência do jovem na escola, estimular a conclusão do ensino e médio e qualificá-los para o primeiro emprego. É um programa que vai impactar jovens de 14 a 17 anos, que não conseguem de maneira rápida ter uma qualificação para entrar no mercado de trabalho.

Para explicar melhor sobre o projeto antes de ir à votação, o prefeito Marquinho Pinheiro recebeu em seu gabinete na Prefeitura Municipal, o presidente da Câmara, vereador Fernando Englert; os vereadores Amanda Lazarini e Serginho Dentista; a secretária de Educação Professora Silene Camargo; a Diretora da Escola Homero Calvoso, Eliane Maximiano; a secretária de Assistência Social, Lucimar Divino, e a assistente social, Mirela Araujo. Na oportunidade, o chefe do Executivo sanou as principais dúvidas dos vereadores que aprovaram e parabenizaram a iniciativa da Administração.

O Programa é pioneiro no município. A ideia surgiu após uma reunião entre o prefeito e alguns jovens que visitaram a Prefeitura Municipal. “A maior reclamação deles é a falta de perspectiva e esperança de futuro e baseado nisso, eles diziam que as empresas não contratavam, que não tinham experiência, daí fui sentar na outra ponta, ver o outro lado do muro, fui conversar com os empresários e eles falaram que tinham um problema muito sério; geralmente dentro da cidade eles não tinham mão de obra qualificada e quando eles pegam uma pessoa inexperiente eles têm que treinar, e isso demora em torno de 1 ano e meio, e esse jovem custa um valor alto para qualificar, e depois que estão qualificados, começando a dar retorno para a empresa, vem uma empresa maior, em Santa Cruz tem várias empresas grandes que vem aqui e pegam esse profissional e eles tem que começar do zero e treinar outros novamente. Daí peguei ideia de um aqui, de outro ali e criamos esse Projeto que vai dar uma bolsa aos jovens que estão frequentando a escola, matriculados, com frequência, de 400 reais para que a gente possa coloca-los no parque industrial das empresas, no contraturno escolar, durante 4 horas, onde serão treinados, e isso vai fazer com que os empresários tenham um banco de dados daqueles que se destacarem nesse Projeto e possam futuramente contratá-los com 18 anos ou quando estiverem saindo da escola, isso vai dar uma motivação a mais para esses jovens buscarem uma qualificação profissional”, detalhou o prefeito.

 A Prefeitura vai oferecer a qualificação juntamente com as empresas, e para regulamentar essa Lei, a Administração firmará parceria com o Senai para uma maior orientação, já que são especialistas em qualificação profissional.

Para a execução do Projeto, foi colocado dentro do orçamento um teto para beneficiar até 40 jovens por programa. “Pretendemos começar com 15 a 20 para dar um start e a hora que a coisa engrenar a gente ter até 40 jovens inseridos em São Pedro do Turvo, que é um número razoável, mas o mais importante que números nós queremos que esses jovens tenham dignidade, tenham uma perspectiva de futuro e possam ser cidadãos que tenham o seu emprego, tenham a sua dignidade e para isso a prefeitura entra agora com um suporte, com essa bolsa, para que possa direcionar esse jovem para o caminho certo”, disse Marquinho.

O Projeto que é encabeçado pela Secretaria de Assistência Social, Secretaria de Educação e a iniciativa privada, já está na Câmara Municipal para apreciação e posterior votação dos vereadores, o que deve ocorrer após o feriado de Finados. Caso seja aprovado, o Projeto será sancionado e deve ser implantado em 2023, juntamente com o período escolar.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

error

Compartilhe com os amigos.

Follow by Email
Instagram
WhatsApp