Amppesp e prefeitos paulistas negociam reajuste no convênio da merenda escolar com o Estado

Na manhã desta terça-feira (21/11), a diretoria da Associação dos Municípios de Pequeno Porte do Estado de São Paulo (Amppesp) e mais de 100 prefeitos do Estado de São Paulo participaram de uma reunião produtiva com a equipe da Secretaria de Estado da Educação para discutir a renovação do convênio da merenda escolar. O Secretário Executivo da Secretaria de Educação de São Paulo, Vinicius Neiva, foi o interlocutor da audiência e porta voz do Governo.

O encontro contou com a presença do prefeito de São Pedro do Turvo e vice-presidente da Amppesp região de Ourinhos, Marquinho Pinheiro (na foto em destaque junto ao Vinicius Neiva), que reconheceu os esforços da equipe da Secretaria, mas expressou desacordo com a proposta apresentada. “O reajuste de 34% no convênio da merenda não atende à defasagem dos custos que temos com a merenda dos alunos da rede estadual, que é, em média, de 100%”, afirmou.

Adinan Ortolan, prefeito de Cordeirópolis e presidente da Amppesp, discutiu a proposta apresentada pelo Estado, propondo uma ampliação visando atingir aproximadamente 70% de reajuste em média. Ele também sugeriu a implantação de um processo de reajuste anual e um modelo híbrido em que o Estado assuma a contratação das merendeiras, com esse último ponto previsto para ser implementado em 2025.

A proposta será submetida ao Governador Tarcísio Freitas, que deve fornecer um posicionamento na próxima semana. Marquinho Pinheiro pediu que os municípios aguardem o retorno do Governo do Estado na próxima semana para decidirem sobre a renovação ou não do convênio da merenda, respeitando a autonomia de cada município. Ele enfatizou que, caso as Diretorias de Ensino solicitem uma resposta imediata, devem ser informadas de que o convênio está em negociação direta com a Secretaria da Educação. O prefeito expressou gratidão aos mais de 100 prefeitos e prefeitas presentes na reunião, assim como aos centenas de representantes de municípios que também participaram do encontro.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

error

Compartilhe com os amigos.

Follow by Email
Instagram
WhatsApp