Administração celebra conquistas educacionais com alunos da UNIVESP e UNESP
O prefeito de São Pedro do Turvo, Marquinho Pinheiro, recebeu em seu gabinete a secretária de Educação, Professora Silene Camargo e um grupo de professoras formadas pela UNIVESP, que participaram do Processo Seletivo para integrar as Escolas e Creches Municipais durante o ano letivo de 2024. A ocasião marcou a atribuição de aulas e a oficialização da contratação das educadoras, reforçando o compromisso da Administração com a qualidade da educação no município. Também estiveram recebendo as professoras, a vice-prefeita Bete Pedron, a primeira-dama Eduarda Pinheiro, a secretária de Administração Sandrimara Patrício e a secretária de Assistência Social Mirela Araújo.
O município de São Pedro conta com um polo da UNIVESP, onde mais de 40 alunos estão matriculados em um dos eixos, representando um motivo de grande satisfação para a Administração local. A presença das professoras formadas pela instituição reforça a importância da parceria entre a cidade e a universidade, contribuindo para a formação de profissionais capacitados para a rede municipal de ensino.
Além das professoras, o prefeito também recebeu alunas que participaram do Polo do Cursinho Preparatório do Vestibular, resultado de uma colaboração entre a Prefeitura e a UNESP. O polo, situado na Escola Homero Calvoso, atendeu alunos no período noturno ao longo de 2023, e obteve resultados expressivos.
Nesse período, cerca de 30 alunos perseveraram no cursinho, e dois destes alcançaram sucesso no vestibular da UNESP: Caroline Guimarães de Morais, 26 anos, cursando Pedagogia – Licenciatura Unesp, em Marília e uma estudante treineira, Lorena de Oliveira Silva, 17 anos, que mesmo no segundo ano do Ensino Médio, demonstrou seu potencial e ingressou na universidade cursando Engenharia Agronômica – Unesp Dracena.
A professora Silene enfatizou o comprometimento da Administração em apoiar a permanência dos jovens no cursinho. A psicóloga Rita de Oliveira, servidora pública municipal e fruto da UNESP, liderou o projeto com maestria, enquanto as professoras Angela Januário e Maísa Laiane, à frente da UNIVESP, desempenharam papel fundamental na orientação dos universitários.
O prefeito Marquinho externou sua alegria com o resultado. “É uma grande conquista porque tempos atrás você perguntaria: é possível uma faculdade pública em São Pedro do Turvo? Acho que todos de forma uníssona diriam que não, para nosso governo isso é uma realidade. Então, nós já formamos a primeira turma, recebemos aqui as professoras que irão já formadas para sala de aula poder trabalhar com um diploma fruto da Univesp Polo São Pedro do Turvo. Isso é colher aquilo que nós plantamos, acreditar no empenho deles também porque nada adianta uma faculdade sem aluno. Então, eles acreditaram no projeto, se formaram numa faculdade pública que tem os melhores professores, como da USP, da Unesp, da Unicamp, que fazem parte da grade de discentes dessa faculdade. Esses alunos conseguiram êxito no processo seletivo e vão para a sala de aula este ano, colhendo frutos daquilo que a gente conseguiu trazer para o município, foi a Univesp, é um sonho se tornando a realidade.”
O prefeito enfatiza que essas conquistas evidenciam o compromisso de São Pedro com a excelência educacional e a formação de profissionais qualificados para enfrentar os desafios do futuro. Como ressalta a Secretária de Educação, “a educação se faz com parcerias e seriedade, com uma equipe comprometida. O amor pela educação nasce conosco.”