Creches trabalham projetos e experiências com alunos

As crianças do maternal da Creche Escola Sonho Meu “Vice-Prefeito João Alexandre Filho”, em São Pedro do Turvo, receberam na última semana, a visita de músicos do município, como o Rafael, da dupla Vini e Rafael e também, o Michael Lacerda, que, além de tocarem e cantarem músicas do repertório infantil e da cultura popular brasileira, apresentaram vários instrumentos musicais, sendo o violão, gaita de boca, ukulele e violino.

A música é trabalhada em sala de aula porque tem sua contribuição para o desenvolvimento cognitivo e motor despertando a criatividade. Cada criança ao escutar uma melodia, interpreta-a de forma única e pessoal. Além da forma de internalização, inversamente, a música fornece, também, subsidio para externalizar sentimentos.

DRAMATIZAÇÃO

Uma brincadeira de representar papéis sociais e personagens (motorista e passageiros) através da dramatização da música “A Roda do Ônibus”, foi desenvolvida com alunos da Creche Municipal “Vereador Benedito Elias Pereira”, pelas professoras Izabete e Maria Luiza.

A dramatização é utilizada como ferramenta pedagógica na sala de aula para enfatizar diversas atividades interdisciplinares e ampliar o universo linguístico e artístico dos alunos da Educação Infantil, constituindo várias temáticas para exploração da oralidade, da escrita e da expressão artística, além de apresentar a conscientização empreendedora por meio da atitude das personagens.

EXPERIÊNCIAS

Os alunos da Creche Rural “São Francisco de Assis”, no Bairro Água Suja, também participaram de experiências com instrumentos musicais. O Projeto, que também integra o Sistema SESI de Ensino, explora a música através de instrumentos musicais feitos com material reaproveitado.

Além da combinação de técnica, ritmo e harmonia, todo o processo de fabricação traz benefício para o meio ambiente, reaproveitando material descartado de forma criativa e barata.

Curso ABC

A Escola Antônio Costa e Silva realizou um Curso de Alfabetização Baseada na Ciência (ABC) na prática, com a Festa do Ciilarico, construindo alicerce para a leitura. Através do Sistema SESI de Ensino, é feita a resolução de problemas matemáticos com a festa de aniversário.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

error

Compartilhe com os amigos.

Follow by Email
Instagram
WhatsApp