CastraPet Paraná encerra atividades de outubro em Bandeirantes, nesta semana
O castramóvel passou por sete municípios neste mês. Ao todo, foram esterilizados 855 cães e gatos, uma média de 147 por município. Nesta quarta e quinta-feira (27 e 28), o programa chega a Bandeirantes, onde são esperados 116 animais.
Bandeirantes, no Norte Pioneiro, é o último município deste mês a receber o Programa Permanente de Esterilização de Cães e Gatos, o CastraPet Paraná. Ao todo, 116 animais são esperados pelos veterinários nesta quarta e quinta-feira (27 e 28).
O CastraPet é um programa da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo (Sedest), desenvolvido em parceria com os municípios, responsáveis pelas inscrições das famílias beneficiadas.
Em seis municípios o programa viabilizou a esterilização de mais de 850 pets somente neste mês de outubro, atendendo Centenário do Sul, Santo Inácio, Colorado, Primeiro de Maio, Nova América da Colina e Cornélio Procópio. Atualmente, no segundo ciclo, o CastraPet Paraná vai chegar a 80 municípios.
- IAT apresenta proposta da concessão do Parque Guartelá a empresários de Ponta Grossa
- Estado promove campanha de conscientização sobre câncer de mama em pets
No primeiro ciclo, a ação aconteceu em 45 cidades, com cerca de 15 mil animais castrados. De acordo com o secretário Márcio Nunes, o programa é uma maneira de promover a saúde única no Estado, que engloba a saúde humana, animal e ambiental. “Muitas doenças são provenientes da convivência do homem com o animal e a esterilização é uma maneira de garantir a saúde e o bem-estar de ambos”, afirma.
O secretário destaca, ainda, que é uma ação voltada a famílias de baixa renda e instituições que cuidam de animais abandonados. “Os animais saem da cirurgia com o medicamento para a recuperação dos pets e um microchip eletrônico para a identificação do animal”, acrescentou.
- Estado apresenta ações e programas da área ambiental às associações de municípios
- Em Ivatuba, governador reforça programa de repovoamento de rios para incentivar o turismo
ORIENTAÇÕES – Ao levar o pet para a cirurgia, o tutor recebe orientações pós-cirúrgicas e sobre cuidados necessários, remédios para a recuperação do animal, como antibióticos, entre outras.
Antes do procedimento, os animais devem estar em jejum absoluto (comida e água) de oito horas. Isso é fundamental para que a esterilização aconteça com segurança, assim como a recuperação da anestesia.
Confira a agenda de castrações programada para novembro:
– Japira – dias 5 e 6.
– Ventania – dias 9 a 11.
– Curiúva – dias 11 e 12.
– Santo Antônio da Platina – dias 12 a 14.
– Candói – dias 14 e 15.
– Guapirama – dia 16.
– Conselheiro Mairinck – dia 17.
– São Jorge d’Oeste – dias 17 e 18.
– Quatiguá – dia 18.
– Carlópolis – 19.
– Renascença – dias 20 e 21.
– Sengés – dia 21.
– Capitão Leônidas Marques – dias 23 e 24.
– Salto do Lontra – dias 26 e 27.
– Planalto – dias 29 e 30.