Esporte de São Pedro do Turvo sai do anonimato com o secretário Geovane Gonçalves e se torna referência no estado ao longo dos anos

Ao longo dos últimos 12 anos, o esporte da cidade de São Pedro do Turvo cresceu, se desenvolveu e se tornou destaque e referência, não apenas para a região, mas também para todo o Estado. Uma cidade com menos de 10 mil habitantes, que, no início da atual gestão, contava apenas com três projetos esportivos e poucos eventos, hoje vivencia uma nova realidade, marcada por uma grande evolução. Com uma visão diferente e um trabalho determinado, apoiado pela prefeitura municipal, a cidade encerra o ano de 2024 com mais de 20 projetos esportivos em diferentes modalidades, abrangendo crianças, adolescentes, pessoas da melhor idade e o público em geral. Além disso, promove eventos esportivos de grande porte em diversas modalidades, como ciclismo, truco, festivais, férias esportivas, jiu-jitsu, futsal, futebol, vôlei, badminton, futevôlei, corrida, entre outros.

O secretário de Esportes, Geovane Gonçalves conta que quando recebeu o convite do então vice-prefeito e atual prefeito, Marquinho Pinheiro, o objetivo principal estava baseado em três pilares para o desenvolvimento do esporte no município: inclusão social, formação humana (ou seja, formar campeões para a vida e para a sociedade) e melhoria da qualidade de vida das pessoas. “Essa foi a meta inicial, mas, com o passar dos anos, percebemos que o trabalho está muito além, com um desenvolvimento notável.”, destacou.

Geovane assumiu a Secretaria com apenas 24 para 25 anos, consciente de que precisaria trabalhar muito — e nunca deixaria de fazê-lo. Ao longo dos anos, o esporte não só atingiu os pilares estabelecidos, mas também se destacou e alcançou outras metas. Com atletas exclusivamente formados nos projetos da cidade, competiram de igual para igual contra equipes de municípios maiores, o que é motivo de grande orgulho. A cada evento organizado, observava-se os aspectos positivos e negativos, buscando melhorar nas edições seguintes. Sempre foi muito atento e dedicado, tanto na parte administrativa quanto no acompanhamento direto das atividades.

Dentro da Secretaria, o trabalho foi muito além de “sentar na cadeira”. Sempre esteve presente, acompanhando os projetos e eventos, além de cuidar da parte burocrática, como reuniões, planejamentos, contratações, compras e pagamentos, tudo dentro da lei de responsabilidade fiscal. “Quando me perguntaram como poderíamos conciliar tudo isso, minha resposta foi sempre a mesma: fé em Deus, determinação, coragem para aprender e apoio para trabalhar com autonomia. Deixei muitas vezes minha vida pessoal de lado para viver como profissional. Por quê? Primeiro, porque amo o que faço. Segundo, porque já fui aluno dos projetos esportivos da Secretaria, desde a categoria fraldinha no futebol até a fase adulta. Sei como é participar de treinamentos e competições, a ansiedade antes dos jogos, e também o trabalho invisível de organização de eventos. Isso sempre me motivou a fazer o melhor.”, lembrou.

Ao final de cada ano, Geovane e sua equipe montavam o Plano Anual do Esporte, ajustando-o às dotações orçamentárias, e apresentava ao prefeito para aprovação. Assim, começavam cada ano com muito planejamento e trabalho.

“Passei por momentos difíceis durante minha gestão. Um deles foi logo no início, em abril de 2013, quando perdi meu pai, dois anos após ter perdido minha mãe. Isso mexeu muito comigo, e quase desisti. Contudo, com o apoio do saudoso prefeito Zé Carlos e do então vice-prefeito Marquinho, continuei minha caminhada.”, disse.

Ao longo desses anos, implantamos diversos projetos além dos tradicionais, como badminton, xadrez nas escolas (em parceria com a Secretaria da Educação), atletismo infantil, caminhada para a melhor idade e jiu-jitsu com um campeão europeu. Também tivemos conquistas estruturais, como a Areninha, a pista de skate, reformas de quadras e o ginásio de esportes Ver. João Lopes, um sonho realizado com padrão internacional.

Os eventos esportivos da cidade também ganharam destaque. São Pedro do Turvo sediou a abertura oficial da Copa Record por dois anos consecutivos, além de outros eventos de grande porte, como a Copa do Estado de São Paulo (futsal e voleibol), o Circuito de Caminhada do Centro-Oeste Paulista, passeios ciclísticos, corridas de rua, torneios de sinuca e muito mais. O Campeonato de Sinuca chegou a ser destaque no programa “Revista de Sábado”, da Rede Globo.

Grandes conquistas foram alcançadas em diferentes modalidades: campeonatos regionais, estaduais e até mundiais de jiu-jitsu; títulos no vôlei, futsal, atletismo, xadrez e futebol nas categorias máster, quarentinha e sessentinha. Em 2023, Geovane recebeu uma carta de agradecimento do Governo do Estado e da Secretaria de Esportes DREL Marília, um reconhecimento que encheu seu coração de gratidão.

“Tudo isso só foi possível com uma equipe comprometida, parcerias valiosas (como com o SESI, que trouxe o Projeto Atleta do Futuro e uniformizou nossos alunos) e o apoio total da prefeitura. Sou grato a todos que desenvolveram para transformar São Pedro do Turvo em uma referência esportiva. Por fim, agradeço especialmente ao saudoso Zé Carlos e ao Marquinho, que acreditaram no esporte como prioridade. Deixo a Secretaria de Esportes de cabeça erguida, com o sentimento de missão cumprida e gratidão a Deus, aos alunos e à minha querida cidade. O filho de uma cortadora de cana e de um trabalhador braçal venceu e fez a diferença na vida de muitas pessoas! Gratidão!”, completou o secretário.

Fotos: Arquivo pessoal

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

error

Compartilhe com os amigos.

Follow by Email
Instagram
WhatsApp