Administração inaugura escola revitalizada em investimento superior a dois milhões e quinhentos mil reais
Na última sexta-feira, 8 de novembro, a Administração Municipal inaugurou a revitalização completa da Escola Municipal José Teodoro de Souza, única instituição de Ensino Fundamental I de São Pedro do Turvo-SP. O evento contou com a presença do prefeito Marquinho Pinheiro, da vice-prefeita Bete Pedron, da primeira-dama Eduarda Pinheiro, da secretária de Educação, Prof. Silene Camargo, além de pais, alunos, professores e convidados. A cerimônia marcou uma nova fase para a unidade escolar e para o sistema educacional do município.
Desde 2017 à frente da Educação Municipal, a Prof. Silene Camargo apresentou sua satisfação em ver concluída a reforma ampla da escola, que era uma meta pessoal desde que contrata ao cargo. A escola, anteriormente pertencente ao Estado, não recebeu melhorias há mais de 25 anos, e Silene destacou a importância de uma atualização completa para oferecer melhores condições de ensino e trabalho.
“Começamos a colocar piso nas salas de aula, que ainda eram de cimento queimado, precisando ser encerados, dificultando a vida dos responsáveis pela limpeza. Depois, foi feita troca de forros, toda parte elétrica, pois não era possível ligar os poucos aparelhos de ar-condicionado que havia”, explicou a professora. Ela listou ainda uma série de melhorias realizadas, como a instalação de ar-condicionado em todas as salas, troca de mobiliário escolar, reforma total da cozinha e banheiros acessíveis, construção de duas novas salas, além da criação de uma sala para Atendimento Educacional Especializado (AEE). A revitalização da quadra esportiva e a pintura completa do prédio também foram realizadas, além da substituição do telhado da escola, que estava comprometida.
O prefeito Marquinho Pinheiro parabenizou a secretária e sua equipe pelo trabalho de excelência realizado e ressaltou o impacto da obra para a comunidade: “Para nós, é uma grande alegria entregar essa última revitalização do nosso governo na escola José Teodoro de Souza, uma das mais importantes do nosso município. Fazer essa revitalização, para nós, é mais um suporte de bem-estar para as nossas crianças. Um investimento de mais de 2 milhões e 500 mil reais que atendeu a questão estrutural, entregando para a nossa população, para as nossas crianças, um ambiente educacional adequado.”
“A Prof. Silene e sua equipe conseguiram transformar nosso sistema de ensino, trazendo melhorias de estrutura e implementando novos projetos como as aulas de empreendedorismo, robótica e música. Esse trabalho é uma prova de que, com dedicação e comprometimento, é possível transformar a Educação e dar um futuro melhor aos nossos jovens”, destacou o prefeito Marquinho Pinheiro.
A primeira-dama, Eduarda Pinheiro, também destacou o impacto do trabalho de Silene e sua equipe: “A secretária de Educação, Silene, trabalhou incansavelmente para a entrega da reforma da Escola José Teodoro. Hoje, ela colhe os frutos de um árduo trabalho que começou desde o início de nossa gestão. Silene não apenas transformou a qualidade do ensino, mas transformou os lugares por onde passou, conectando-se com as pessoas e transformando tudo o que podia. Silene hoje é referência na educação municipal, sendo até convidada para voos mais altos. Isso não é só uma conquista dela, mas uma conquista nossa, enquanto munícipes, vendo que o trabalho de excelência de uma são-pedrense está refletindo lá fora.”
Prof. Silene ressaltou que, participar da Gestão Pública, recém aposentada (ela se aposentou em janeiro de 2016, após 32 anos em sala de aula), fez toda diferença, porque sabia exatamente das necessidades de cada lugar e fez questão de uma gestão para todas as 5 Unidades do Município. Foi eleita pelos professores, com um compromisso firmado com o prefeito para 4 anos de Gestão. Como ocorreu a reeleição de Marquinho Pinheiro, ficou mais 4, mas já tinha anunciado de antemão sua saída da Administração em 2024, quando findasse o governo.
Na gestão de Silene, a Rede Municipal também atualizou o Sistema SESI de Ensino e passou a oferecer atendimento exclusivo de psicóloga e assistente social para os alunos. “Com a ajuda da minha equipe, conseguimos elevar a Educação a um patamar de excelência, alcançando notas altas no IDEB, de 7,5 e 7,3, o que nos torna referência na região. Ninguém chega ao pódio sozinho, e eu sempre repeti isso para meus gestores, a quem muito obrigado”, comentou emocionado.
A secretária, que se aposentou em 2016 após 32 anos em sala de aula, anunciou que se despedirá da gestão pública em 2024. “Pedi diariamente sabedoria a Deus, e hoje minha sensação não poderia ser outra: missão cumprida!”, finalizou.