2º BPM inicia ações da Patrulha Maria da Penha no Norte Pioneiro
O 2º Batalhão de Polícia Militar (2º BPM) deu início nesta semana às atividades da Patrulha Maria da Penha no Norte Pioneiro, reforçando a luta contra a violência doméstica na região. A Patrulha é composta por equipes policiais militares especializadas que atuam tanto na orientação das vítimas quanto na prevenção e repressão de crimes relacionados à violência contra as mulheres.
As ações da Patrulha Maria da Penha começaram pela cidade de Jacarezinho, com o apoio das patrulhas dos batalhões de Cornélio Procópio (18º BPM) e Londrina (30º BPM). Na terça-feira (13), foram realizadas palestras educativas na BBA Indústria Química Ltda e no Colégio Rui Barbosa, abordando temas essenciais para a conscientização sobre a violência doméstica.
Além das palestras, as equipes também estão realizando visitas a vítimas de violência doméstica e cumprindo mandados judiciais relacionados ao descumprimento de medidas protetivas de urgência. Essas ações são fundamentais para garantir a segurança das mulheres que estão sob proteção judicial, assegurando que as medidas previstas pela Lei Maria da Penha sejam efetivamente cumpridas.
Um dos destaques das atividades foi a palestra “De Homem para Homem”, que buscou engajar os homens na prevenção e combate à violência doméstica, promovendo a reflexão e mudança de comportamento.
As iniciativas fazem parte da Operação SHAMAR-2024, que ocorre em todo o território nacional, e da “Operação Mulher Segura”, do Governo do Estado do Paraná. Essas operações são realizadas em conjunto com o Poder Judiciário, Polícia Civil, Ministério Público e os Núcleos Maria da Penha (Numape), que oferecem assistência jurídica e psicológica gratuita às mulheres vítimas de violência.