Prefeito anuncia programa de recapeamento, somando-se à manutenção contínua das estradas rurais
O município de São Pedro do Turvo, embora seja conhecido por seu pequeno porte, destaca-se por possuir uma extensa zona rural, colocando-o como o 81º maior município entre os 645 do Estado de São Paulo. Manter as estradas rurais em bom estado é um dos grandes desafios da administração Marquinho Pinheiro e Bete Pedron, principalmente no final de 2023 e início de 2024 devido ao período chuvoso, resultando na deterioração de alguns trechos.
O trabalho intensivo na manutenção das estradas é uma prioridade para garantir a eficiente escoação da produção agrícola. Apesar dos obstáculos, o município já concluiu mais de 95% das estradas, incluindo o Taquaral, mas continua trabalhando na correção de erosões causadas pelas chuvas.
Os maquinários recebem constante manutenção, com destaque para a recente aquisição de um trator do Governador Tarcisio de Freitas e uma pá carregadeira no segundo semestre do ano passado, além de 2 máquinas Patrol. “A gente vem reformando as estradas de uma forma a ter ferramentas e condições de uso por parte do secretário Jonas Gonçalves, que é o secretário de estradas rurais, mas nós temos, graças ao bom Deus, uma boa demanda e uma boa entrega de serviços da zona rural. Isso coloca hoje os produtores rurais de São Pedro do Turvo em parceria com o município e em parceria com a nossa administração”, destacou o prefeito Marquinho Pinheiro.
Recapeamento Urbano:
A partir de abril, o município focará no recapeamento de ruas estratégicas, como a rua conhecida como “Estradão da caixa d’água”. “Nós vamos fazer o recapeamento dela até o final, como também de outras ruas estratégicas, como a rua do Sales Material de Construção, que está muito deteriorada por conta das chuvas. É uma rua com descida íngreme, que precisa de galerias. Nós estamos olhando a infraestrutura com carinho para que a gente possa entregar em dezembro um governo com uma cidade totalmente revitalizada”, garantiu Marquinho.
Iluminação Pública:
São Pedro do Turvo conta com 100% de iluminação em LED em todas as ruas. “Começamos lá em 2018 a colocar as luminárias em LED, que é uma luz de uma tecnologia de última geração, trazendo uma luminosidade muito maior, além de uma economia de mais de 40% na energia elétrica. Isso também proporciona segurança pública, pois onde há luz, as trevas se dissipam, fazendo com que a cidade respire novos ares. Hoje podemos bater no peito porque era um compromisso, uma proposta de governo que conseguimos cumprir para a nossa população.”
Habitação:
Uma das preocupações da atual gestão ao assumir o governo era acabar com o déficit habitacional no município. Apesar de ainda não possuir terreno, Marquinho Pinheiro e Bete Pedron viabilizaram a construção de 50 casas junto ao CDHU. Com a aquisição do terreno em 2020, a assinatura da escritura pública em 2021 e a assinatura do convênio também em 2021, o projeto aguarda licitação, prevista para maio, com a expectativa de iniciar a construção ainda em 2024.
“É óbvio que tudo depende agora das licitações feitas pelo governo do estado, e às vezes demora um pouco mais do que se fosse feito por nós, mas a gente tem que esperar. Eu falo que a construção de casas não é como fritar um pastel, que joga no óleo e com 15 segundos você tira e está pronto; demora, depende de projetos, depende de licitações bem-sucedidas e depende de uma boa empresa que possa vir levantar esses muros e trazer esse sonho para aquelas pessoas que queiram sair do aluguel e queiram conquistar esse grande sonho que é a casa própria. É um projeto muito demorado, a gente vai tentar acelerar de uma maneira que não prejudique, mas a gente vai tentar avançar o máximo durante esse ano”, explicou o gestor.
Obras Públicas:
O novo Centro de Saúde está em fase final, com previsão de inauguração em março. A nova prefeitura também está em estágio avançado, e a licitação da cozinha piloto ocorrerá após o Carnaval. Além disso, um novo velório na Praça João Paulo II visa facilitar a vida dos moradores.
“Já estamos com 85% de avanço na obra do novo Centro de Saúde, onde será o ESF Central; devemos inaugurá-lo já no final de março. A nova prefeitura também está na fase de acabamento, pintura e assentamento dos pisos, são os retoques finais para que possamos, no mais tardar, estar nesse novo espaço até abril. Temos também a construção do novo velório na Praça João Paulo II, que também facilitará a vida das pessoas ao lado do cemitério, e a nova cozinha piloto que está por vir para ter um espaço modernizado, mais amplo, que possa facilitar a vida das nossas cozinheiras que trabalham hoje em condições muito difíceis, em um espaço muito apertado. Essa nova cozinha é um projeto inovador que poderá atender de maneira mais eficaz, sendo uma boa ferramenta para que elas possam melhorar ainda mais a qualidade e, o mais importante, entregar refeições de qualidade para os nossos alunos. São mais de 2.000 refeições diárias que entregamos aqui em São Pedro,” completou o prefeito.
As obras públicas em andamento refletem a dedicação da administração em oferecer serviços públicos de qualidade. São mais do que estruturas físicas; são pilares que sustentam uma comunidade fortalecida e unida.
Fotos: Richard Rojas