Romanelli defende aumento dos subsídios para agroecologia do Paraná

O deputado Luiz Cláudio Romanelli (PSD) defendeu nesta quarta-feira, 22, a ampliação das políticas públicas e dos subsídios para atender os produtores da agroecologia no Paraná. “A agroecologia é a base da sustentabilidade, não apenas ambiental, mas também social e econômica. Vivemos tempos de transição, onde a nova economia exige práticas mais conscientes e sustentáveis”, disse Romanelli ao destacar a  20ª Jornada de Agroecologia que começa nesta sexta-feira e segue domingo, 26, em Curitiba.

A 20ª Jornada de Agroecologia no campus Rebouças da UFPR é realizada pela quinta vez na capital paranaense e terá shows musicais, apresentações culturais, seminários, conferências e oficinas, além de uma diversidade de espaços de visitação.

Romanelli aponta que a produção da agricultura familiar faz o caminho de transição para a agroecologia. “Vários programas de apoio à agricultura familiar –  como a Compra Direta e o PAA (programa de aquisição de alimentos) – já distribuem alimentos orgânicos, passo fundamental para a produção agroecológica ou à agroecologia”, defende.

Transição – “A agroecologia foi um tema que ganhou destaque durante minha gestão como secretário do Trabalho, Emprego e Economia Solidária no Paraná de 2011 a 2014”, disse o deputado. O empenho agora de todos os agentes públicos, segundo Romanelli, é contribuir para a transição de maneira estruturada. “Não se trata apenas de preservar, mas de recuperar o que foi perdido. Olhamos para o futuro, sem esquecer do passado, para garantir um mundo sustentável para as próximas gerações”, analisa.

Para Romanelli, a agroecologia é mais do que cumprir as metas dos objetivos de desenvolvimento sustentável. “É mais do que deixar um mundo para os filhos; é deixar filhos que reconheçam a importância da relação da humanidade com a terra. Contem com meu apoio para priorizar políticas públicas que valorizem os produtores comprometidos com a agroecologia”.

“Tratar da agroecologia é tratar do respeito à natureza, segurança alimentar e proporcionar comida boa e saudável para todos. Que a 20ª Jornada de Agroecologia seja um pilar na construção dessa nova consciência”, completa.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

error

Compartilhe com os amigos.

Follow by Email
Instagram
WhatsApp