Convênio Uenp e Amunorpi é exemplo para municipalismo no Paraná, diz Romanelli

O deputado Luiz Claudio Romanelli (PSD) destacou nesta segunda-feira, 30, que o convênio firmado entre a Uenp e Amunorpi, com apoio do Estado, é exemplo para o municipalismo porque fortalece a relação entre as universidades e as prefeituras paranaenses. “É um acordo de cooperação técnica que atende as cidades de até 30 mil moradores com projetos de engenharia, arquitetura e urbanismo, uma demanda frequente nas prefeituras do Norte Pioneiro”, disse.

Em 2022, explica Romanelli, o Estado implantou os escritórios de projetos de engenharia nas universidades estaduais, chamados de Projetek, para atender as cidades de pequeno porte localizadas nas regiões dos campi universitários.  

O convênio da Associação dos Municípios do Norte Pioneiro do Paraná e o Escritório Projetek da Universidade Estadual do Norte do Paraná objetiva adiantar a execução de projetos e obras, além dos planos diretores com apoio de professores, estudantes e profissionais especializados. “É também um exemplo de inserção e interação da universidade com as cidades da região, o que a Uenp vem fazendo muito bem em todas as áreas de formação dos estudantes”, disse o deputado.

Cidades – Romanelli também aponta que o convênio pode permitir que os profissionais formados na Uenp atuem nos municípios onde moram ou próximos a eles. “Manter os jovens formados próximos às suas cidades é uma das metas do ensino superior. Hoje, todas as cidades devem ter seus planos urbanos e qualquer tipo de empreendimento, público ou privado, deve seguir esse ordenamento. Desde o planejamento, projetos e obras precisam de técnicos especializados que estão sendo formados na própria Uenp”.

Segundo a universidade, a Amunorpi vai receber as demandas dos municípios e as repassará ao Projetek que também vai apoiar as prefeituras no encaminhamento dos pedidos de recursos para viabilizar os projetos.”Hoje, a tecnologia permite a atuação conjunta, entre os técnicos da prefeitura e da universidade, na execução de projetos. Com apoio do Estado, a Uenp tem computadores e programas de ponta e está preparada para apoiar os municípios do Norte Pioneiro”.  

Das 23 cidades da Amunorpi, 21 estão contempladas neste convênio: Barra do Jacaré, Cambará, Carlópolis, Conselheiro Mairinck, Figueira, Guapirama, Ibaiti, Jaboti, Japira, Joaquim Távora, Jundiaí do Sul, Pinhalão, Quatiguá, Ribeirão Claro, Ribeirão do Pinhal, Salto Itararé, Santana do Itararé, São José da Boa Vista, Siqueira Campos, Tomazina e Wenceslau Braz.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

error

Compartilhe com os amigos.

Follow by Email
Instagram
WhatsApp