Romanelli destaca novo censo do IBGE sobre dados da saúde
O deputado Luiz Cláudio Romanelli (PSD) destacou nesta terça-feira, 17, o novo censo do IBGE, em parceria com o Ministério da Saúde, que está pesquisando cinco mil domicílios do Paraná sobre as condições de saúde dos brasileiros. “Essa pesquisa vai servir como uma referência para investimentos na área da saúde, um dos pontos desafiadores aos gestores públicos e importante para quem não tem plano de saúde ou não pode pagar por um plano e que depende do SUS (Sistema Único de Saúde)”, disse.
Romanelli pede a população que receba o recenseador para que a pesquisa seja bem realizada porque seu resultado vai balizar os investimentos do governo federal numa área mais demandada pelos moradores de todas as cidades brasileiras. “A pesquisa vai definir melhor a elaboração das políticas públicas na área no Paraná e no Brasil”.
O levantamento, além de investigar características gerais dos moradores e domicílios – como educação, trabalho e rendimento – vai avaliar o estado de saúde e satisfação com o atendimento no serviço público de saúde; situações da vida familiar, como uniões, planejamento reprodutivo, filhos, realização de pré-natal, conhecimento e uso de métodos contraceptivos, entre outros; saúde e nutrição das crianças de até cinco anos; e questões da vida individual de homens e mulheres.
O IBGE vai levantar também sobre a saúde das crianças. Da criança até cinco anos, são feitas perguntas sobre alimentação, hábitos de uso de telas, atividades e sobre o acometimento de doenças frequentes na infância (febre, tosse, diarreia, infecções respiratórias agudas).
Para as crianças de até três anos, são coletadas informações sobre exames de triagem neonatais (teste do pezinho, orelhinha, olhinho e coraçãozinho), além do registro das vacinas tomadas.