Alunos da sede agrícola e urbana da ETEC de Santa Cruz realizam visita técnica na Special Dog Company
Visitas Técnicas ajudam estudantes a assimilarem conteúdos teóricos ensinados em sala de aula em meio a uma das melhores empresas para se trabalhar
Cerca de 35 estudantes últimos módulos dos cursos do Agropecuária, Técnico Agropecuária noturno e 2º módulo do Técnico em Administração da Etec Orlando Quagliato visitaram a Special Dog Company na manhã deste sábado (7).
Os alunos foram recebidos pelo Felipe Leone, coordenador de Meio Ambiente e pelo gerente de desenvolvimento sustentável, João Paulo Figueira, que forneceu informações importantes de como a empresa vem se desenvolvendo ao longo dos anos se tornando referência em empresa que coloca na prática ações de responsabilidade socioambiental. Na oportunidade apresentou o programa “Mais sustentável”, que abrange quatro principais elos da sustentabilidade, meio ambientes, animais, indivíduos e sociedade.
A empresa é orientada pelos conceitos do Capitalismo Consciente e pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.
Logo após um café oferecido aos estudantes, a segunda etapa da visita foi conhecer de perto os programas desenvolvidos, como o Projeto Guarda Chuva, que utiliza-se dos telhados da fábrica para captar água pluvial para usos secundários, como lavagem de caminhões e irrigação, onde 33% da água utilizada provém de fontes alternativas. Também conheceram o sistema de compostagem, onde a totalidade dos resíduos orgânicos gerados no refeitório é convertida naturalmente em adubo e utilizado nos jardins e nas hortas orgânicas.
Também visitaram o “Espaço Histórico Manfrim”, um acervo com as memórias da empresa, onde se destacam várias fotos dos patriarcas da família, fundadores, documentos, peças publicitárias e premiações. A visita foi guiada pelas colaboradoras, Mariana Giacon, Analista de Meio Ambiente e Isabela Gonçalves, Assistente administrativa.
Acompanharam a visita os professores, Miryelle Freire Sarcinelli, Luiz Beleze, Rita Mendonça e Carlos Henrique Lopes. Foi uma manhã proveitosa onde houve muito aprendizado e integração entre os cursos.
Da Assessoria/Rita Mendonça Biancon