Prefeitura inaugura primeiro Parque Urbano em Santo Antônio da Platina
Área com quase 15 mil metros quadrados se tornou ponto de lazer dos platinenses no residencial Eunice Eleutério
Inaugurou oficialmente ontem, 21, em Santo Antônio da Platina o parque urbano Joaquim Geraldo da Silva, no residencial Eunice Eleutério. O parque foi instalado num antigo fundo de vale local e conta com uma área de quase 15 mil metros quadrados.
A obra é uma realização da prefeitura municipal, através da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente, com apoio financeiro do Governo do Estado, totalizando mais de R$1,2 milhões em investimento. Parque infantil, quadra de areia, campo de futebol, pista de caminhada e um quiosque compõem a estrutura do parque, que teve a construção iniciada em junho do ano passado e foi concluída nesta semana. O local tem sido há dias ponto de encontro e lazer para famílias de todas as partes da cidade.
“Quero agradecer o apoio de todos que trabalharam na construção deste parque, que é a realização de um grande sonho. Há tempos olhávamos essa região como um fundo de vale que nos dava muito trabalho para manter limpo e hoje temos a oportunidade de inaugurar este parque”, agradeceu o secretário Luis Carlos da Silva.
A inauguração teve a presença do deputado estadual Luiz Claudio Romanelli, um dos viabilizadores dos recursos para a construção do parque urbano. “É uma honra estar trabalhando junto ao prefeito Zezão e toda equipe da prefeitura e poder ter um parque como este e que ainda homenageia um homem de grande importância para a cidade como foi o Joaquim Geraldo”, declarou o deputado.
“É impossível nominar quantas pessoas teríamos que agradecer por terem contribuído para a inauguração deste parque hoje. Começamos a investir no lazer com a instalação de pequenos parques infantis no centro da cidade que fizeram muito sucesso e diante disso, então, identificamos a necessidade de um espaço maior como o parque urbano, além de outros espaços já distribuídos pela cidade. É uma satisfação ver o nosso trabalho trazendo frutos para a sociedade”, discursou o prefeito José da Silva Coelho Neto, o professor Zezão.
Esteve presente na inauguração Ana Clara Barbosa da Silva e Guilherme Barbosa da Silva, filhos do Joaquim Geraldo da Silva, que teve o parque nomeado em sua homenagem. Também participaram o chefe regional do Instituto Água e Terra (IAT) Marcos Antônio Pinto, a vereadora Mirian Montanheiro e o vereador Odemir Jacob, o chefe regional da Emater Maurício Castro Alves, secretários e diretores municipais e o padre José Antônio, que celebrou a benção no local.
Homenagem a Joaquim Geraldo da Silva
Joaquim Geraldo da Silva, filho de Antônio Fernandes da Silva e Maria da Gloria Cassarotti da Silva, foi nascido em Santo Antônio da Platina no bairro Taquaralzinho em 04 de Novembro de 1960 e faleceu no dia 19 de Maio de 2015. Casou-se com Maria Aparecida Barbosa da Silva e teve dois filhos: Guilherme Barbosa da Silva e Ana Clara Barbosa da Silva.
Trabalhou na agricultura no bairro Taquaralzinho a até 1986, após esse período mudou-se para a cidade e foi proprietário de um comercio na antiga rodoviária. Em 2001, juntamente com alguns membros da Igreja Católica e o Pároco Frei Clemente Ventramim, foi o fundador da Associação de Promoção Humana que iniciou os trabalhos de conscientização do projeto “Lixo que não é lixo” para a reciclagem e o atendimento as famílias em situação de vulnerabilidade, a mesma desde 2001 vem prestando um trabalho de extrema importância para a conscientização e preservação do meio ambiente. Também exerceu o cargo de conselheiro tutelar de 2004 a 2007.
Geraldo também foi o idealizador da tradicional Festa do Milho que é realizada todos os anos pela Associação de Promoção Humana. Foi uma pessoa extremamente religiosa, Ministro da Sagrada Comunhão e membro do Movimento Familiar Cristão, sempre preocupado e ajudando as pessoas mais necessitadas, esposo e pai exemplar, muito dedicado na questão ambiental e de maneira especial na questão da reciclagem.
Assessoria/Aline Damásio