Jacarezinho recuperou 17 das 22 pontes danificadas; faltam 5
Projetos, licenciamento ambiental e licitações estão sendo concluídos
Como amplamente divulgado, 22 pontes foram destruídas ou danificadas com as chuvas deste ano, nas áreas urbana e rural de Jacarezinho-PR. Dessas pontes, 3 são urbanas e 19 são rurais. Na sexta-feira, dia 26, o prefeito Marcelo Palhares esteve no bairro Sertãozinho, onde está sendo concluída uma dessas obras (fotos).
Segundo o prefeito, houve a necessidade de contratação de profissionais especializados em engenharia de pontes para a elaboração de projetos. Além disso, algumas delas necessitaram de licenciamento ambiental (bairros Dourado e Monjolinho) junto ao Instituto Água e Terra (IAT). Apesar da decretação de Estado de Emergência em virtude da dimensão dos estragos, a Procuradoria Jurídica do Município desaconselhou a utilização de procedimentos simplificados de licitação. “Infelizmente demora mais do que todos nós desejamos. As chuvas estragam em uma noite o que levamos 3 meses para consertar”, compara.
“Até o momento, 17 dessas pontes já estão recuperadas ou em obras. Com a conclusão dessa do Sertãozinho, temos a da Estrada da Barragem, cuja licitação foi aberta no dia 30 de maio, e outra no bairro Ouro Grande (Pedreira), que estamos aguardando a entrega dos projetos”, explica Palhares. A previsão é de que os projetos sejam entregues em duas semanas, para então irem a licitação.
Estão ainda aguardando projetos a ponte da Resicor, que liga a Rua Dom Fernando Taddey ao Jardim Castro, e a da Alameda Evaristo Anghinoni (Garapeira), estas na área urbana. “Também licitamos e contratamos uma empresa para a reforma da ponte que liga ao Jardim João Afonso e Chácara Maravilha e os serviços estão para ser iniciados”, informa Palhares.
O secretário da Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente, José Antonio Costa, completa lembrando que no bairro Água da Prata há uma ponte a ser recuperada. “Está dando passagem de forma precária, mas será refeita”, finaliza.
Fonte/Agência: Departamento de Comunicação
Fotos: Homero Pavan