Ações de educação ambiental são promovidas durante a Semana Mundial da Água
Em comemoração ao Dia Mundial da Água, a Secretaria de Meio Ambiente de São Pedro do Turvo (SP) está realizando uma série de ações de educação ambiental junto a rede pública de ensino.
Ontem (21), foi ministrada uma palestra sobre o tratamento de água e suas importâncias, preferida pelo secretário de Meio Ambiente, Luiz Roberto, juntamente com a técnica em saneamento, Ana, e o gestor ambiental, Gabriel Menoni.
O prefeito Marquinho Pinheiro lembrou que a água é um dos principais elementos da natureza. “Não podemos viver sem ela. Sem água não haveria vida humana, pois ela é cerca de 70% do nosso corpo. – Neste Dia Mundial da Água, precisamos nos conscientizar de usar este importante recurso natural de forma sustentável, para que ele nunca falte”, completou.
As atividades desenvolvidas durante a Semana da Água é uma parceira entre as Secretarias de Meio Ambiente e Educação, e o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de São Pedro do Turvo.
O Dia Mundial da Água é comemorado, todos os anos, no dia 22 de março. A data foi sugerida na Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento de 1992, e passou a ser comemorada em 1993. A cada ano, um novo tema é escolhido, sendo para o ano de 2023, o tema é “Acelerando Mudanças – Seja a mudança que você deseja ver no Mundo”.
Dentre os temas já escolhidos, destacam-se: “Águas subterrâneas: Tornando o invisível visível“ (2022); “Valorizar a água” (2021); “Água e mudanças climáticas” (2020); “Não deixe ninguém para trás” (2019); “Soluções naturais para a água” (2018); “Água residual” (2017); Água e empregos: investir em água é investir em empregos” (2016); “Água e desenvolvimento sustentável” (2015); “Água e energia” (2014); “Ano internacional de cooperação pela água” (2013); “Água e segurança alimentar” (2012); “Água para as cidades: respondendo ao desafio urbano” (2011); “Água limpa para um mundo saudável” (2010); “Águas transfronteiriças” (2009); “Saneamento” (2008); e “Lidando com a escassez da água” (2007).