Sustentabilidade: gestão investe no saneamento básico do campo
Durante o Projeto Inter+Ação Itinerante realizado no último domingo (12) em São Pedro do Turvo (SP), a gestão Marquinho Pinheiro e Bete Pedron entregou 35 biodigestores aos contemplados pelo Programa Estadual Fehidro.
O biodigestor é um equipamento utilizado para acelerar o processo de decomposição da matéria orgânica através da ausência de oxigênio. É saneamento básico no campo, e saúde para o agricultor familiar.
O evento contou com a presença do prefeito Marquinho Pinheiro; da primeira-dama, a presidente do Fundo Social de Solidariedade, Eduarda Pinheiro; do presidente da Câmara, vereador Felipe Castro; dos vereadores Amanda Lazarini, Hamilton Pereira e Serginho dentista, além de secretários municipais, diretores, funcionários públicos, agricultores e a população em geral. A vice-prefeita Bete Pedron não pode estar presente, mas acompanhou o evento que foi transmitido ao vivo através das redes sociais.
“Hoje é um dia histórico para a agricultura de São Pedro do Turvo! Estamos realizando a entrega de 35 biodigestores, esse aparelho que inibe doença, é sustentável e cuida do lençol freático”, anunciou o prefeito Marquinho Pinheiro durante o evento.
Marquinho explicou que o biodigestor vai levar saúde substituindo a fossa convencional. “Será trocada aquela fossa negra que contamina o lençol freático e consequentemente contamina a água que o agricultor bebe na casa, por um biodigestor que vai fazer todo o filtro dos dejetos dessa propriedade e vai lançar de uma forma purificada na natureza, então, é o desenvolvimento sustentável no campo”.
Em seu pronunciamento, o chefe do Executivo disse que sua gestão travou uma luta há anos para que houvesse uma melhora significativa na vida do homem do campo e desde então vem colhendo os frutos. “Esse foi um dos nossos maiores objetivos, melhorar a vida do homem do campo, daquele que trabalha, que deixa o suor na terra e que muitas vezes na hora de ter o recurso na mão tem um atravessador que fica abocanhando o recurso, ou tem prejuízo das surpresas que uma colheita nos reserva, e eu prometi a mim mesmo que teria um olhar especial na agricultura familiar, no agricultor de um modo geral. São 35 biodigestores que serão instalados na propriedade de vocês para melhora na qualidade de vida”.
“Isso é um dos nossos compromissos, e nós não vamos deixar de trabalhar para que tenham mais qualidade de vida; estamos em parceria com uma empresa aqui do município para fazer a compra direta do produto de vocês, procurem a Secretaria de Agricultura para tirar essa informação, usem a Secretaria de Agricultura para que a gente possa cada vez mais dar o suporte, ser parceiro, o problema que é de vocês é da administração também, podem trazer que a gente não vai medir esforços pra buscar e solucionar, para que possamos caminhar juntos, a passos firmes!”, garantiu Marquinho Pinheiro.
Fotos: Richard Rojas