Regional de Saúde promove capacitação com agentes sobre febre maculosa
A 19ª Regional de Saúde de Jacarezinho (PR), em parceria com a Secretaria de Saúde de Ribeirão Claro (PR), promoveu na sexta-feira (27) uma capacitação sobre febre maculosa com os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes Comunitários de Endemias (ACE), de cinco cidades, com participação da Vigilância Sanitária e Vigilância Epidemiológica.
O evento, realizado no Salão Nobre da Prefeitura, abordou a importância da investigação epidemiológica dos pacientes, triagem, notificação, formas de tratamento e prevenção, visto que a doença tem 80% de letalidade.
O objetivo principal foi capacitar estes profissionais da saúde para prestar o melhor atendimento aos pacientes suspeitos e casos confirmados da febre maculosa. Estiveram presentes servidores de Ribeirão Claro, Carlópolis (PR), Salto do Itararé (PR), Tomazina (PR) e Siqueira Campos (PR).
A febre maculosa é uma doença infecciosa causada por uma bactéria do gênero Rickettsia, transmitida pela picada do carrapato. Ela pode variar desde as formas clínicas leves e atípicas até formas graves.
A capacitação foi ministrada pelos membros da 19ª Regional de Saúde: enfermeira Silvia Souza de Assis, por Ademilson Constâncio de Lima do Núcleo de entomologia de Jacarezinho, pela enfermeira Diuli Sabiel e a chefe de seção da epidemiologia Cristiane Aparecida Breganholi.
Dados sobre a febre maculosa também foram apresentados pela secretária de Saúde de Ribeirão Claro, Karina Jorge e pela enfermeira do Centro de Saúde, Elizabeth dos Santos.
O prefeito, João Carlos Bonato e a vice-prefeita, Ana Maria Baggio Molini não puderam comparecer em virtude de compromissos na agenda, mas parabenizam a todos pela força-tarefa nos serviços de prevenção contra febre maculosa em nível regional.
Da Assessoria