Marquinho Pinheiro: “Não me arrependo de investir em telemedicina, pelo contrário, quero aumentar as especialidades ainda esse ano”
Dentre as Secretariais Municipais de São Pedro do Turvo, a Saúde é uma das que mais se destacam na gestão Marquinho Pinheiro e Bete Pedron, em investimentos e conquistas. Carro chefe de toda administração pública, em São Pedro do Turvo não poderia ser diferente, já que a Pasta é uma das que beneficiam diretamente a saúde e bem-estar da população.
Os investimentos vêm ocorrendo em todas as unidades de saúde do município através de aquisição de medicamentos, veículos novos, capacitações, campanhas, contratações de médicos e outros profissionais, além de novas obras.
Um dos destaques, é a implantação do médico 24 horas. “Nós tínhamos um compromisso de elevar o nosso pronto atendimento, a emergência, até a meia-noite, e eu conheci um grande instrumento que também se fortaleceu muito na pandemia, que foi a telemedicina, e através de conhecimento e das reuniões em que eu participei, nós conseguimos trazer a telemedicina, e o pronto atendimento se tornou realidade 24 horas no município de São Pedro do Turvo. Antigamente nós tínhamos o pronto atendimento até às 10 horas da noite, depois desse horário quem precisasse de atendimento médico precisaria ir até a UPA de Ourinhos, isso empreendia ambulância, motorista, é óbvio, e a entrada na UPA, e depois não sabia que horas retornava pra casa; agora não, se tiver um atendimento em que a gente possa, através das ferramentas, atender aqui, o paciente não precisa mais se deslocar até Ourinhos. Com isso, logo no primeiro mês houve uma economia de 33% do fluxo de veículo transitando a noite, no segundo 42%, e agora eu vou pedir o novo balanço, mas acredito que já diminuiu em torno de 50%; só esses custos com desgaste de veículo, combustível e motorista, a gente consegue pagar o sistema”, explicou o prefeito Marquinho Pinheiro.
Segundo o gestor, a telemedicina é uma nova ferramenta e que veio para ficar, assim como o ensino à distância. “Nós tínhamos uma preocupação do paciente estranhar ser atendido à distância porque ele gosta de ser examinado, mais as técnicas de atendimento em telemedicina avançaram muito e hoje é como se fosse um atendimento presencial, isso também foi muito bem aceito pela população de São Pedro do Turvo, e hoje eu tenho certeza que a população abraçou a telemedicina como uma grande ferramenta e um benefício para que a nossa população pudesse ser melhor assistida”, detalhou o prefeito que garante não se arrepender desse investimento. “Pelo contrário, quero aumentar as especialidades ainda esse ano, porque esse foi um avanço muito significativo”, complementou.
FISIOTERAPIA
Outra grande conquista na Saúde foi a construção do Centro de Fisioterapia, inaugurado no final de 2022. “Hoje temos esse centro de reabilitação onde a população é atendida com novas ferramentas na área de fisioterapia. A gente fala em Centro de Reabilitação porque existem vários profissionais atendendo ali, como o fonoaudiólogo, também temos salas para que os pacientes sejam reabilitados e isso melhorou a condição da fisioterapia dentro de São Pedro do Turvo. Nós estamos contratando agora mais uma fisioterapeuta para poder atender toda a demanda, ela vai atender pacientes domiciliares, aqueles que não conseguem se deslocar ou por um AVC ou pela idade, ou por qualquer outro motivo que não consiga ir até a unidade, a fisioterapeuta vai até a residência para fazer esse atendimento, reabilitar e fazer com que aquele paciente possa ser atendido dentro desse novo Centro onde tem toda a aparelhagem necessária para um melhor atendimento”, ressaltou.
PARTO DE URGÊNCIA
No dia 23 de dezembro, um atendimento fora do habitual foi registrado na Unidade Básica de Saúde “Dr. Francisco Antonio Martins”, a UBS central de São Pedro do Turvo. Uma gestante deu entrada na unidade já em trabalho de parto e antes mesmo de ser transferida para a Santa Casa de Ourinhos, movimentou a equipe plantonista e teve o seu bebê no município. “Esse foi um fato atípico. A mãe chegou para ser atendida e ali entrou num trabalho de parto; foi acionado o SAMU, mas nesse período até o SAMU chegar, a criança acabou nascendo. Por bem, nós temos grandes profissionais que souberam lidar com aquela situação. A médica do pronto atendimento, Dra. Milena, fez todo o suporte para que aquela criança pudesse nascer em segurança e foi aí um dos são-pedrenses nato que nasceu aqui na nossa unidade, mas tudo ocorreu bem, não houve nenhuma intercorrência, logo em seguida o SAMU chegou, levou essa mãe até a Santa Casa de Ourinhos onde teve um atendimento de alta complexidade para poder dar todo aquele suporte que é necessário nesses momentos. Não vou dizer que ocorreu com naturalidade porque foi um fato atípico, nós não temos maternidade aqui, mas os profissionais deram conta, isso mostra que São Pedro tem grandes profissionais, pessoas que sabem o que estão fazendo ali, e pessoas da nossa inteira confiança que dá todo o respaldo para nossa população”, detalhou o prefeito.
COVID
A Saúde lançou durante a semana um programa Pós Covid. “Eu estava lendo uma matéria que diz que o Covid não acaba quando termina e baseado nisso, nós estamos montando um programa na nossa UBS onde vamos dar todo o respaldo para aqueles sobreviventes do Covid-19, mesmo os que tiveram sintomas leves, pois os impactos na saúde e na vida cotidiana deles podem se prolongar muito mais do que imaginamos. Eu estava pesquisando e vi que o vírus deixou várias sequelas e continua fazendo vítimas e despertando novas doenças e complicações, então, nós vamos monitorar essas pessoas, oferecer todo o suporte montando um grande programa pós Covid e vamos trabalhar forte, porque esses sobreviventes precisam ser assistidos, seja por hipertensão, seja por problemas respiratórios, seja por outra sequela ou outra patologia que essa pessoa adquiriu com a doença, a gente tem que estar pronto para amenizar esses impactos e dar um suporte pra ela, então, nós vamos trabalhar intensamente isso a partir desse começo de fevereiro”, anunciou o chefe do Executivo.
Ainda existem casos ativos em todos os municípios do Brasil, e em São Pedro do Turvo não é diferente. “Eu não tenho o boletim de hoje, mas a gente teve nos últimos dias em torno de cinco ou seis casos ativos, mas a população está vacinada, a gente tem implantado campanhas para que vacinem inclusive crianças, acho que a gente tem que buscar essa proteção e a partir do momento que a gente está vacinado, a gente está protegido e vida que segue, a gente precisa virar essa página, mas não descuidar do pós Covid”, alertou Marquinho.
OBRAS
A maior obra em andamento hoje da Saúde é a construção de uma unidade de saúde que vai ser a nova ESF (Estratégia de Saúde da Família) localizada na rua Ferreira da Silva, no terreno do britador. “Provavelmente será inaugurado até o meio do ano, se não tiver nenhum tipo de problema na obra. Nós já estamos com as paredes todas erguidas, já a todo vapor. Há mais de 40 anos não era construído uma unidade de saúde no município e esse também era o nosso compromisso com a população”, lembrou o prefeito que anuncia ainda, que assim que concluir essa construção, vai correr atrás de recursos para construir um ESF na Vila Bom Jesus. “É um compromisso que eu tenho com a população da Vila Bom Jesus e eu, juntamente com a vice-prefeita Bete Pedron, estaremos lutando para que se torne realidade”, garantiu.
Marquinho deixa claro que tem buscado, através do comando da secretária de Saúde, Elidiane Volpe Campos, realizar um trabalho de humanização. “Aumentamos a entrega de medicamentos; nós hoje licitamos mais de 500 tipos de medicamentos para poder atender as necessidades da nossa população; temos médico 24 horas; construção de uma nova Unidade de Saúde; temos um novo Centro de Fisioterapia, então, é um trabalho que realmente tem colocado São Pedro do Turvo em destaque. Nos pilares: saúde e educação, São Pedro do Turvo não tem deixado a desejar”, completou o prefeito Marquinho Pinheiro.