São Pedro do Turvo lança o projeto “A nascente precisa da gente”
A Prefeitura Municipal de São Pedro do Turvo (SP) através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, lançou o projeto de recuperação das nascentes, uma preocupação da Administração e que está sendo colocado em prática com a parceria da Secretaria Municipal de Educação.
O prefeito Marquinho Pinheiro contou que o objetivo do programa é conscientizar a população sobre a importância das nascentes. “O plantio é muito importante, mas a preservação e o desenvolvimento sustentável também, pensando nisso, nós vamos fazer um trabalho educacional, de sustentabilidade, que é tirar as crianças da sala de aula e levar para conhecer um pouco das nascentes e do meio ambiente; ter uma política educacional para que essas próprias crianças corrijam seus pais em casa porque a criança tem esse poder de levar a informação e de corrigir o próprio pai, fazendo o inverso, o pai que muitas das vezes tem que corrigir o filho, mas o filho também, a partir do momento que ele tem um conhecimento ele leva para dentro da sua casa, com as questões de lixos recicláveis e trazer realmente esse desenvolvimento na prática”, explicou.
O chefe do Executivo destacou ainda que a sustentabilidade é muito importante, assim com a agricultura. “O trabalho da Agricultura Familiar em parceria com o Sebrae, mais a questão ambiental sendo colocada como prioridade, coloca São Pedro do Turvo como uma das melhores cidades no que tange agricultura e meio ambiente, prova disso, é o reconhecimento do Programa VerdeAzul que coloca São Pedro entre todas as cidades do Estado de São Paulo, em destaque no 3º lugar”, lembrou Marquinho.
Quanto à colocação no Programa VerdeAzul, assim que a gestão Marquinho Pinheiro e Bete Pedron assumiu a prefeitura, várias ações no que tange a preservação do meio ambiente foram implantadas, o que fez com que o município que até então estava classificado em 445º entre os 655 municípios do Estado, saltasse logo no 1º ano de governo para o 26º, sendo o município que mais avançou no Programa, e há dois anos consecutivos está em 3º lugar do Estado. “Foi o município que mais avançou, e esse destaque é em virtude do trabalho que implantamos e o reconhecimento vêm pelo certificado do município, por esse programa tão importante. Para esse ano, nós já estamos sabendo que mudou as diretivas, que vão subdividir os municípios por número de habitantes, vai ser uma nova forma de trabalhar essas diretivas, mas São Pedro do Turvo vai continuar trabalhando forte no meio ambiente para que a gente possa continuar trazendo bons resultados”, garantiu Marquinho.
Com a qualificação, São Pedro do Turvo foi contemplado com um caminhão compactador de resíduos sólidos, um caminhão para captação de reciclagem, e também, licenças dos aterros sanitários. “A gente tem um que foi fechado recentemente e temos a ampliação de um outro, onde adquirimos um alqueire de terra para a ampliação, dando uma vida útil maior, mas já olhando para o futuro. São avanços e recursos que fortaleceram o município”, comemorou o gestor.
Para atingir a colocação, São Pedro do Turvo realizou diversas ações. “O primeiro é educacional, onde fazemos um trabalho em parceria com a Educação; fazemos soltura de peixes; coleta do resíduo do RCC, que é o resíduo da construção civil onde reutilizamos esse resíduo para dar manutenção nas estradas rurais dando uma destinação final adequada impossibilitando que isso vá para o meio ambiente; ações no plantio de árvore e arborização dentro do município; o projeto de nascentes; e até a instalação de iluminação em LED entra, porque temos a economia que ela gera, são os recursos naturais que são preservados, então, esse emaranhado de ações coloca São Pedro do Turvo em destaque no Verde Azul”, detalhou o prefeito que aponta ainda como ação do Meio Ambiente, a revitalização da Prainha Municipal.
AGRICULTURA
Em relação a Agricultura, o prefeito disse que tem cobrado muito para a entrega de boas práticas, boas políticas ambientais, e boas políticas na área da Agricultura. “A gente tem uma boa parceria para tentar buscar a geração de renda no campo, que não é só a compra de produtos da agricultura familiar para a merenda escolar, mas também a Cesta Verde em parceria com a Assistência Social”. completou Marquinho Pinheiro.
Uma grande conquista da Pasta é a premiação no Prêmio Município Agro, garantindo R$ 40 mil que serão aplicados na zona rural. Este é o segundo ano que o município participa do Programa, conquistando o selo de qualidade com o 1º lugar da região de Ourinhos e o 12° do Estado de São Paulo, 2021 para 2022, no programa agroambiental, avançando 9 posições.
Vários projetos são desenvolvidos pela Secretaria, como a coleta de lixo eletrônico e de óleo usado, turismo rural e preservação dos recursos hídricos, campanhas de vacinação contra febre aftosa, dia de campo, cursos, vacinação em cães e gatos, entre várias outros que terão continuidade em 2023.