Consórcio Ummes recebe usina móvel de tratamento de resíduos da construção civil
O projeto tem como objetivo frear os danos causados ao meio ambiente pelo descarte dos resíduos sólidos.
Através do Governo do Estado de São Paulo, o Consórcio UMMES (União dos Municípios da Média Sorocabana), composto por 20 municípios da região, recebeu a usina de RCC e um caminhão, para o tratamento dos resíduos de construção civil destes municípios. Um investimento de mais de R$ 3,23 milhões, que visa dar o tratamento sustentável aos entulhos recolhidos pelos municípios, triturando e reutilizando esse material em estradas rurais ou até mesmo em construções de novas calçadas. O equipamento será transportado até os municípios, onde fará o tratamento destes resíduos.
A iniciativa é do Governo de São Paulo, por meio do programa SP + Consórcios, coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Regional, e em parceria com a Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente. No total, o Governo deve investir mais de R$ 87 milhões em 27 consórcios de municípios. O equipamento conjuga um caminhão tipo cavalo mecânico a um móvel de reciclagem capaz de triturar de 80 a 100 toneladas por hora.
Para o secretário de Infraestrutura e Meio Ambiente, Fernando Chucre, “problemas comuns entre as cidades devem passar por soluções conjuntas a fim de racionalizar recursos e compartilhar infraestrutura. No caso dos resíduos, existe uma urgência em desafogar os aterros e promover a reciclagem para minimizar impactos ambientais. Estes resultados podem ser alcançados por meio de ferramentas de gestão como esta”.
Já Rafael Goffi, coordenador do SP +Consórcios, destaca que “a usina móvel vai triturar todo o entulho, transformando-o em brita para que as prefeituras utilizem em suas estradas de terra”.
Prefeitos pertencentes ao Consórcio Ummes participaram de uma reunião de demonstração da máquina trituradora de RCC assim que os equipamentos chegaram no Distrito Industrial de Ipaussu, onde ficará instalada a usina, e comemoraram a nova conquista. “É uma importante conquista para os Municípios do Consórcio Público Ummes e para a nossa região, graças ao trabalho do Governador Rodrigo, qual agradeço em nome de todos! Agradeço também ao coordenador do SP+Consórcios, Rafael Goffi”, ressaltou o prefeito Serginho Guidio, presidente da Ummes.
A contrapartida dos municípios contemplados com a usina é utilizar a carreta, cujas laterais podem ser transformadas em tela de cinema, para exibição de filmes e oficinas de educação ambiental para os alunos da rede pública, além da prática da reciclagem.
Com informações da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado