Social realiza a 6ª edição do “São Pedro Tu És História”
No dia 20 de maio, a Administração Marquinho Pinheiro e Bete Pedron realizou a 6ª edição do “São Pedro Tu És História”, homenageando personalidades que se destacaram na construção da história do município, com a entrega de certificados em homenagem por toda dedicação em construir uma São Pedro do Turvo melhor. “São homens e mulheres de valor, história de vida no município de São Pedro do Turvo”, detalhou o prefeito Marquinho Pinheiro.
A diretora de Cultura, Bruna Rodrigues Vieira, falou da sua emoção em poder participar de mais uma edição, parabenizando a todos pela homenagem.
A secretária de Assistência Social, Lucimar Divino Freitas, disse ser uma homenagem mais que valiosa, por ser feita em vida, “e isso não tem preço, a pessoa estar aqui para receber o carinho que é dado”, completou.
A primeira-dama, presidente do Fundo Social de Solidariedade, Eduarda Pinheiro, é a idealizadora do projeto, e destacou a importância da homenagem. “Como o prefeito sempre prega, a nossa gestão é da humanização e resgatar essas histórias é trazer para os nossos dias alegria, e ver todo mundo aqui é motivo de muita alegria, porque a gente tem que dar valor a cada momento que a gente tem, a cada segundo da nossa vida e vocês são de extrema importância para que esse “São Pedro Tu És História” viva no coração da nossa população. Muito obrigada por aceitarem esse convite, hoje estamos comemorando a vida e a vivência de vocês. Muito obrigada também aos funcionários públicos, a minha gratidão por abraçar o projeto e fazer acontecer, levando humanização em todos os cantos da cidade”, completou.
O presidente da Câmara, vereador Fernando Englerth, parabenizou a Eduarda e o prefeito Marquinho pela iniciativa, reforçando a ideia de que as pessoas têm que ser homenageadas em vida, “e isso aqui deixa a gente emocionado. Parabéns a todos os homenageados”, finalizou.
A vice-prefeita Bete Pedron transmitiu o abraço do ex-prefeito Nenê que não pôde estar presente e parabenizou a todos. “Vocês estão fazendo e fizeram história em São Pedro do Turvo. Eu estava lembrando da dona Neguinha, que fez história aqui, e através dela, que tinha o poder da poesia, o poder da palavra, o poder de fazer as coisas, fez o hino do município onde ela escreveu essa frase “São Pedro Tu És” e aí veio a Duda que completou a frase através desse projeto, “São Pedro Tu És História”. Quero parabenizar você, Duda, e a Lucimar pelo projeto e quero agradecer aos homenageados, obrigada por tudo o que vocês fizeram para nossa comunidade!”, completou.
O prefeito Marquinho Pinheiro parabenizou a todos os envolvidos na realização do projeto, em especial, a dedicação da esposa Eduarda. “Várias pessoas já passaram por aqui e lendo a lista de todos os homenageados, vi que são pessoas amigas, algumas mais próximas, mas todos conhecidos, pessoas de respeito, e foi passando um filme na cabeça de cada pessoa que a gente teve um momento, cada um que semeou nesta terra tão amorosa que é São Pedro do Turvo, e eu pensando nisso, falei assim, uma árvore que é tão forte que é São Pedro Turvo não poderia dar fruto ruim, e vocês são frutos desta terra, vocês são pessoas de valor e é por isso estão aqui hoje, cada um na sua atividade, cada um na sua vocação, cada um contribuindo para que São Pedro Turvo se tornasse essa cidade tão querida que é hoje e eu sou grata pela vida de todos vocês aqui. A história de São Pedro Turvo ela não se construiu sozinha, ela se construiu com a ajuda de cada um de vocês e eu vejo aqui os familiares com a alegria de poder estar junto nesse momento. A vida ela passa muito rápido, é um estalar de dedos e as coisas vão passando como passa o vento, como passa o tempo, e a vida não tem reprise, a gente não volta pra trás, então, esse é o momento de uma justa homenagem a vocês que fizeram e continuam fazendo história em São Pedro, a minha gratidão a cada um de vocês, se sintam abraçados por todos de São Pedro do Turvo, porque vocês são muito importantes pra nós, não esqueçam disso, vocês são importantes pra nós e quem não reconhece o passado não consegue construir um futuro forte e é por isso que hoje vocês são “São Pedro do Turvo, Tu És História”, completou Marquinho Pinheiro.
Os homenageados de 2022 foram: Faustino Francisco de Souza; Terezinha Manzo Vilas Boas (Dona Zita); Valdenice Francisca da Silva – Val da Água Suja; Dalzira da Silva Mendes – Dona Dalza; Clarice Claudino Krader; Marizilda Martins Malanche; Francisco Carlos Wilfer Dias (Chicão); José Amaro de Oliveira; Antonio Redondo; Conceição Manhoni Mioto (Cida Manhoni), e, a homenageada da Saúde foi Elizabete dos Reis Leme (Betinha).