15 atletas do CAS são selecionados em avaliação técnica do São Paulo
No último dia 28 de junho, aconteceu no Centro de Treinamento Ibson Caetano, uma avaliação técnica dos atletas do Projeto CAS Formando Talentos.
Na oportunidade, o observador técnico do São Paulo FC, Lucas Toribio esteve presente para avaliar os atletas. Ao todo 15 atletas foram selecionados para Avaliação no CFA Cotia e monitorar e jogar no Campeonato Paulista 2024.
Os nomes dos selecionados são: João Gabriel Zacareli 2009 – volante/meia (jogar paulista s15 2024); Thiago Cunha 2011 – atacante (jogar paulista s13 2024); Kaê Eduardo 2012 – lateral direito (avaliar no CFA Cotia); Pedro Rodrigues de Oliveira 2012 – meia (avaliar no CFA Cotia); Miguel Zilio 2013 – atacante (avaliar no CFA Cotia); Pedro Henrique de Oliveira Dias 2013 – atacante (avaliar CFA Cotia); Nicolas Luz 2013 atacante/lateral esquerdo (avaliar CFA Cotia); Victor Hugo Alvim 2013 – meia (avaliar CFA Cotia), Arthur Gomes 2013 atacante (avaliar CFA Cotia), Davi Miguel Barbosa 2013 lateral (avaliar CFA Cotia), Wallace 2013 – goleiro (avaliar CFA cotia); Gustavo Lamino 2013 – meia (avaliar CFA Cotia), Pedro Barré 2013 – lateral direito (avaliar CFA Cotia), Kaio Tavares 2014 – volante (avaliar CFA cotia) e Kauan André 2014 – zagueiro (avaliar CFA Cotia).
Neste ano, o CAS já foi palco de duas outras avaliações de grandes clubes, como do Azuris e Flamengo, nos meses de abril e maio respectivamente.
Entre as vertentes do projeto CAS Formando Talentos está a revelação de craques.
CAMPEONATO INTERNO
Teve início no último dia 2 de julho, o 1º Campeonato Interno Ibson Caetano, no Centro de Treinamento Ibson. A segunda rodada aconteceu no dia 9 de julho, com os primeiros jogos nas categorias com os atletas nascidos
2014/2015, 2016/2017 e 2018/2019.
HISTÓRIA DE IBSON
O campeonato que leva o nome de Ibson Caetano é mais homenagem ao eterno zagueiro do CAS. Nascido em Santa Cruz do Rio Pardo em 31 de outubro de 2007, Ibson que morreu em junho de 2021 é filho de Emerson Caetano e Vânia Aparecida Santos.
Torcedor do São Paulo Futebol Clube, sempre demonstrou interesse e amor pelo esporte desde criança. Aos oito anos de idade, ingressou na Escolinha de Futebol do Clube Atlético Santacruzense – CAS, ocupando a posição de zagueiro, em que permaneceu até o dia do acidente. Em sua trajetória no CAS, Ibson conquistou muitos troféus e proporcionou diversas alegrias ao Clube.
No dia 1° de outubro de 2019, enquanto Ibson brincava na piscina de sua casa, no Bairro da Graminha, sofreu um acidente e teve como consequência uma anoxia cerebral – condição caracterizada pela falta de oxigênio no cérebro, podendo resultar em danos cerebrais irreversíveis.
A partir daí, Ibson começou um longo processo de recuperação e batalha pela vida. O adolescente foi transferido para Marília devido à gravidade de seu estado de saúde. De acordo com familiares, a morte do garoto chegou a ser constatada no Hospital, porém, minutos depois, Ibson voltou a respirar, surpreendendo inclusive os médicos, motivo pelo qual adquiriu o apelido de Guerreiro.
Devido às graves sequelas do acidente, Ibson dependia de cuidados especiais e dedicação total da família, que chegou a montar um quarto especial na residência onde morava.
O PROJEO
O projeto CAS Formando Talentos atende 380 atletas, com idade entre 4 e 16 anos que participam dos treinos no contra turno escolar ou no período noturno devido ao ensino integral. Os treinamentos acontecem de segunda a sexta-feira, no campo do CAS.
O projeto CAS Formando Talentos é possível através de recursos disponibilizados por empresas, através da Lei de Incentivo Fiscal, que possibilita o repasse de até 3% do ICMS. As empresas patrocinadoras dessa fase do projeto são: Special Dog, Hidroceres, Solito, Plenan e Santa Massa.
Por meio de verba repassada é possível efetuar o pagamento dos profissionais envolvidos no projeto, assim como compra do material utilizado nos treinos.